ensinar organização

Ensinar organização para crianças? Não perca essas 6 dicas!

Ensinar organização para crianças é o melhor para evitar brinquedos espalhados pela casa e garantir uma mãozinha para as tarefas diárias. Quando aprendem que cada coisa tem o seu lugar, os pequenos desenvolvem um senso maior de responsabilidade. Além disso, passam a respeitar o ambiente em que vivem e prezam pela manutenção do que há nele, como a decoração.

Esses ensinamentos são importantes, pois serão carregados pelo resto da vida e ajudarão a moldar o futuro do seu filho. Afinal, uma pessoa organizada tende a realizar atividades com mais concentração e tem melhores resultados no que se compromete a fazer.

Mas a grande dúvida é: como abordar o tema com os pequenos? A seguir, separamos 6 dicas para auxiliar nesse processo de aprendizagem. Confira!

1. Distribua tarefas menores

Ensinar organização para crianças começa aos poucos e precisa partir dos pais — elas não sabem o que devem fazer. Portanto, distribua pequenas tarefas para o seu filho.

Encare esse momento como um exercício para desenvolver o senso de arrumação na vida delas. Uma forma de iniciar o aprendizado é pedir que guardem os brinquedos quando terminarem de usá-lo.

É interessante ter um espaço designado especialmente para esses itens para que o seu filho saiba onde os objetos devem ser colocados. Você pode optar por cestos ou caixas com etiquetas adesivas. No caso das opções em cores, é possível ensinar o que vai em cada uma, a fim de setorizar.

2. Crie uma rotina de organização

Outra forma de ajudar a criança a se situar no mundo é elaborar uma rotina de organização. Dessa maneira, ela passará a perceber quais são suas obrigações e poderá exercê-las por vontade própria, sem que os pais digam. É possível começar com atividades como:

  • arrumar a cama;
  • escovar os dentes;
  • organizar a mochila para a escola;
  • fazer o dever de casa;
  • escolher a roupa a ser usada;
  • cuidar do animal de estimação (ao trocar a água e a comida);
  • estar preparado para a hora das refeições;
  • tomar banho; entre outras.

É imprescindível dar tarefas de acordo com a idade da criança e monitorar a execução delas. Por isso, vale alterar e incluir as atividades necessárias para o dia a dia do seu filho conforme ele se desenvolve.

3. Ensinar organização com listas

Para os mais velhos, é possível começar a introduzir o uso de listas e de metas de organização. As responsabilidades distribuídas podem ser listadas em um quadro ou em uma folha de caderno, ordenadas pela prioridade.

Assim, o pequeno entende que certas ações precisam ser executadas primeiro, enquanto outras podem esperar para serem realizadas. Quando algo for feito, basta sinalizar ao lado da tarefa ou, até mesmo, distribuir adesivos de estrelinha para cada ação cumprida.

4. Transforme a atividade em algo divertido

Ao transformar os passos de organização em algo divertido, fica mais fácil para a criança assimilar e querer participar. Explore atividades que mexam com o imaginário e possam ser utilizadas nesse momento.

Que tal elaborar uma história em que o seu filho está em uma expedição e deve achar todas as meias e seus pares? Ou então, aproveitar a brincadeira de que o chão é lava e recolher todos os itens espalhados antes que sejam engolidos?

Parece algo bobo, mas dará impulso para que a criança queira cumprir as tarefas. Solte a imaginação e organize enquanto brinca com seu pequeno!

5. Elogie o trabalho realizado

O elogio é uma ótima maneira de incentivar a organização para crianças. Isso faz com que elas entendam que estão no caminho certo. Portanto, elogie cada tarefa realizada pelo seu filho, principalmente se a iniciativa tiver partido dele.

Valorize, por exemplo, a forma como ele arrumou o lençol, se os dentes foram bem escovados, se os deveres estão prontos e se a mochila está em ordem para o dia de aventuras na escola. A tarefa pode não ter sido desempenhada com perfeição, mas se foi concluída, vale o reconhecimento.

Ensinar organização para crianças é algo importante para o seu desenvolvimento e é um aprendizado que elas levarão quando crescerem. Por isso, estimule o seu filho a ter uma vida arrumada e utilize métodos eficazes, como as etiquetas. Elas sinalizam o lugar de cada pertence e facilitam na hora de organizá-los. Além disso, contribuem para a decoração de uma maneira útil e tornam tudo mais divertido.

6. Invista em um quadro de tarefas para ensinar organização

Pode parecer simples, mas investir em um quadro de tarefas que prenda a atenção do seu filho nas atividades diárias, e que o estimule a faze-las, é uma das maneiras que melhor se adaptam à rotina dos pequenos e que mais te ajuda a ensinar organização. Com o incentivo certo, a criança passa a se interessar mais em cumprir suas atividades.

A recompensa também é um estímulo a mais. Mais meia hora de videogame, se ele conseguir preencher todos os itens do quadro, por exemplo, faz com que seu filho entenda que a atividade, além de obrigatória, é gratificante.

O quadro de tarefas não pode ser algo frio e que não atraia a atenção do seu filho. Que tal escolher um tema que ele ama e personalizar ao estilo dele?

Gostou do conteúdo? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *