Os primeiros dias de aula podem ser acompanhados de muitas expectativas e ansiedade, independente da fase da vida. No entanto, o início na escola infantil é sempre um dos eventos que se destaca, pois está envolto em muitas emoções e pode deixar tanto as crianças quanto os pais sem saber o que esperar.
Este passo pode ser traumático, pois é a primeira vez em que a criança ficará separada dos pais por algumas horas.
Para lidar bem com todos os sentimentos presentes neste momento e transmitir calma e tranquilidade para os seus filhos, temos algumas dicas que podem ajudar.
Confira!
Lide, primeiramente, com seus próprios sentimentos
O início na escola infantil pode gerar muita ansiedade, estresse e sentimento de insegurança para os pais. Deixar a criança em um local que ainda não é familiar pode gerar sentimentos conflitantes.
As memórias escolares da infância ou mesmo histórias e relatos de pessoas próximas que talvez não sejam tão positivas podem aprofundar a tensão.
No entanto, para manter a criança calma e tornar a experiência menos traumática é preciso transmitir calma e tranquilidade.
Assim, é necessário que os pais lidem com esses sentimentos antecipadamente para conseguirem manter os filhos mais calmos, pois a ansiedade do momento pode ser facilmente sentida pelos pequenos.
Adote algumas estratégias para diminuir o impacto da separação
Quanto maior for o apego entre pais e filhos, mais difícil será a separação do início na escola infantil.
Por isso, é importante construir alguma habitualidade para que a criança não se sinta sozinha e desamparada quanto este momento chegar.
A sinceridade é peça chave neste caso. Mentir para a criança, por exemplo, ou, ainda, sair às escondidas de casa reforça o sentimento de insegurança e desconfiança.
Dessa maneira, sempre se despeça adequadamente, deixando claro que a separação é temporária e logo estão juntos novamente.
Sempre valide as emoções da criança e demonstre compreensão
Por mais desconfortável que seja lidar com os sentimentos de medo e ansiedade da criança, a desvalidação das emoções dos pequenos nunca deve ocorrer.
Frases que descaracterizam os sentimentos demonstrados como “não precisa ficar com medo” ou “não seja bobo” apenas aumentam a sensação de insegurança e inadequação que a criança está sentindo e pioram a ansiedade da separação.
Uma boa maneira de validar as emoções dos filhos é utilizar as técnicas da comunicação não violenta. Sempre se baseie em 4 princípios: observação, sentimentos, necessidades e pedido.
Seguindo este padrão, observe o desconforto apresentado sem emitir julgamentos. Em seguida, identifique os sentimentos envolvidos na situação e, posteriormente, as necessidades associadas. Por fim, comunique de forma objetiva e compreensível para a criança e faça um pedido ou proposta.
Demonstre empolgação e fale da experiência como algo positivo
Sempre fale do início na escola como uma experiência positiva. Busque pontuar todos os aspectos otimistas da nossa fase.
Arrume o material escolar junto com a criança e coloque o foco nos momentos que ela viverá, amigos que poderá fazer e outras atividades escolares atrativas.
Tente antecipar os acontecimentos do dia para criar previsibilidade. Desde o horário de acordar, arrumar as coisas, ir até a escola e o retorno para casa. Isso ajudará a criar segurança e a criança saberá o que esperar.
Agora que você já conferiu algumas dicas para dar suporte emocional ao seu filho e tornar os primeiros dias de aulas mais tranquilos, que tal conhecer as etiquetas autocolantes? Acesse, agora, o site e saiba mais!
Deixe um comentário