A educação financeira é um conjunto de hábitos que deve ser construído e incentivado desde a infância. Por isso, nunca é cedo demais para introduzir conceitos básicos de organização das finanças e inserir responsabilidade quanto à gestão do dinheiro e planejamento de metas.
No entanto, quando se trata de crianças este assunto deve ser ensinado de maneira lúdica e atrativa, de uma forma que haja equilíbrio entre a seriedade que o assunto demanda e a leveza necessária para que a criança crie um bom relacionamento com o dinheiro.
Por isso, nós separamos algumas dicas para você começar a ensinar educação financeira aos pequenos hoje mesmo. Confira!
Conte histórias sobre a importância da gestão financeira
As histórias são formas lúdicas e envolventes de transmitir lições através de personagens e acontecimentos marcantes. Para as crianças, a contação de histórias é uma forma ainda mais impactante de compartilhar ensinamentos.
Por isso, contar histórias e oferecer livros é uma maneira estratégica de introduzir o universo da educação financeira. Veja algumas opções de livros infantis:
- O pé de meia mágico – Álvaro Modernell
- Meu dinheirinho – Carlos Eduardo Freitas Costas e Fabrício Pereira Soares
- Almanaque Maluquinho: pra quê dinheiro? – Ziraldo
- Atividades lúdicas para educação financeira – Simão de Miranda
- Zequinha e porquinha poupança – Álvaro Modernell
Presenteie com um cofre e ensine a poupar
Ainda melhor do que contar histórias e despertar a curiosidade da criança é ensinar na prática. Que tal um cofre de presente?
Com a oportunidade de fazer as suas próprias escolhas e decidir como administrar o dinheiro recebido periodicamente dos pais, seja por mesada ou ocasiões especiais, os pequenos podem aprender a ter senso crítico e criar autonomia.
O cofre também cria oportunidades valiosas para que a criança seja apresentada ao conceito de investimento e tenha as suas primeiras experiências neste sentido.
Estimule a definição de metas e objetivos
É indispensável associar a educação financeira com o alcance de sonhos e planos. A ideia da recompensa a longo prazo precisa ser clara para criar um estímulo que não dure apenas até a primeira tentação aparecer.
Por isso, incentive a definição de metas e objetivos. Existe algum objeto, brinquedo ou experiência que a criança deseja muito? Mostre como isso pode ser alcançado a partir do planejamento financeiro e da disciplina.
Demonstre a importância de evitar o desperdício
A educação financeira exerce outro papel muito importante com as crianças: criar a consciência de que para tudo há um custo.
Assim, demonstrar, na prática, os malefícios do desperdício e do consumo excessivo ajuda a criança a crescer com um bom senso de valorização do trabalho e de tudo aquilo que pode ser comprado, que se estende ao trabalho dos pais, da família e da casa como um todo.
Agora que você já conferiu algumas dicas para ensinar educação financeira para os seus filhos de uma forma lúdica e atrativa, que tal conhecer as etiquetas adesivas personalizadas?
Com elas, é muito mais fácil identificar objetos pessoais e fazer a organização dos itens das crianças! Visite, agora, o nosso site para saber mais!
Deixe um comentário