Para os pais, a notícia da gravidez pode ser uma grande alegria — mas para o filho nem tanto, especialmente se esse será seu primeiro irmão. Então, como você pode preparar seu pequeno para a chegada de um irmão mais novo. Confira a seguir!
Como o filho pode reagir quando descobre que terá um irmão?
Assim como os adultos, as crianças têm sua própria personalidade. Por isso, elas podem reagir de maneiras diferentes à notícia de que terão um irmão. No primeiro momento, pode ser que o filho não demonstre muito interesse, talvez por não entender bem o que está acontecendo. Já outras crianças podem reagir com preocupação, raiva ou muita animação.
Independentemente da reação, é importante deixar a criança à vontade para expressar seus sentimentos. Assim, fica mais fácil ajudá-la a entender que, apesar das mudanças, você continuará a amá-la.
Outra reação comum dos filhos ao receber a notícia que terão o primeiro irmão, ou logo após o parto, é a regressão. Pode ser que seu filho volte a fazer xixi na cama, peça mamadeira e chupeta ou tenha outros comportamentos de bebê que já tinha abandonado. Se isso acontecer, lembre-se que ele não está fazendo isso por mal — essa é a forma que ele encontrou para chamar sua atenção.
Mas como você pode tornar essa mudança na família mais tranquila?
Como preparar a criança para a chegada do primeiro irmão?
Veja 6 dicas de preparar seu filho para a chegada do primeiro irmão:
1. Conte o quanto antes
Para que a criança tenha tempo para assimilar a informação, o melhor é contar para ela sobre o novo irmãozinho o quanto antes.
Normalmente, alguns pais esperam até o fim do primeiro trimestre para dar a notícia. Contudo, se seu filho perceber que você está enjoada e cansada, ele pode ficar preocupado. Nesse caso, pode ser melhor explicar antes.
E como contar? Bom, tente explicar da maneira mais simples e animada possível. Além disso, lembre a criança que ainda vai demorar alguns meses até ele conhecer o bebê.
<h3<2. Acolha os sentimentos os negativos
Como vimos, é normal que seu filho reaja de forma negativa quando souber da gravidez ou quando o bebê nascer. Nesse caso, evite julgá-lo ou repreendê-lo. Mostre que você entende os sentimentos dele e explique que o bebê precisa de cuidados especiais.
Uma forma de ajudar seu filho mais velho a criar empatia pelo irmão mais novo é mostrando fotos de quando você estava grávida e de quando ele era bebê. Use isso para explicar que ele também precisou de cuidados quando era mais novo.
3. Seja sincero sobre as mudanças que virão
Ao contar sobre a novidade, é importante falar de modo animado e mostrar os pontos positivos de ter um irmão. Contudo, é importante preparar seu filho para as mudanças que vão acontecer. Assim, é menos provável que ele sinta raiva do irmão.
Então, de acordo com idade da criança, explique que o bebê vai chorar, fazer xixi e cocô, e que isso vai tomar mais o tempo de vocês, por exemplo.
4. Inclua a criança nos preparativos e nos cuidados
Outra forma de ajudar a criança a ficar animada com a chegada do primeiro irmão é incluindo-a nos preparativos. Leve ela para comprar o enxoval e deixe-a escolher algumas coisas.
Quando o bebê nascer, peça para alguém levar seu filho mais novo ao hospital para conhecer o irmãozinho. Isso vai fazê-lo se sentir parte da família. Depois, quando todos já estiverem em casa, incentive seu filho mais velho a cuidar e passar tempo com o irmão mais novo, de acordo com sua capacidade e desejo, sem sobrecarregá-lo.
5. Reserve tempo para o irmão mais velho
Com mais uma criança para cuidar, provavelmente o filho mais velho terá menos atenção do que antes; e isso pode deixá-lo magoado. Por isso, depois de explicar porque vocês estão passando menos tempo juntos, tente fazer coisas especiais para ele, como passear, brincar ou ir à padaria a sós.
Isso vai lembrar seu filho mais velho de que ele é importante para vocês!
6. Evite mudanças importantes logo após o nascimento
Por fim, lembre-se que o primeiro irmão é uma mudança grande na rotina. Então, se possível, evite fazer mudanças importantes logo antes ou depois do nascimento, como o desfralde.
Dessa forma, a criança não vai se sentir sobrecarregada ou culpar o irmão por essas mudanças.
Sem dúvida, a segunda gestação trará muita alegria para toda a sua família, incluindo seu filho mais novo. Mesmo se a reação inicial for negativa, não fique chateada ou zangada, com o tempo, aplicando essas dicas, seu filho mais velho se apegará ao seu irmão.
Que tal fazer um enxoval personalizado para seu segundo bebê? Conheça nossas etiquetas adesivas personalizadas!
Deixe um comentário