Ao formar-se em medicina veterinária, o profissional descobre que os animais, principalmente os de estimação, possuem fortes ligações com seus donos. É por isso, que para montar uma clínica veterinária, o empreendedor precisa entender o tamanho de sua responsabilidade.
Listamos neste texto alguns objetos essenciais, ou até mesmo obrigatórios, que as clínicas veterinárias devem oferecer para um funcionamento responsável.
Continue lendo e entenda como os objetos auxiliam no atendimento aos pets e no funcionamento de seu futuro estabelecimento de saúde animal.
O que é uma clínica veterinária
Assim como as clínicas de saúde humana, a veterinária vai além do consultório. Na verdade, é um verdadeiro centro de recuperação e bem-estar dos nossos amigos de quatro patas.
É justamente por isso, que ela deve ser completa e possuir todo o equipamento para atender os animais da melhor maneira possível.
Cada equipamento tem sua função e cada uma delas pode fazer a diferença na hora de cuidar, ou mesmo salvar a vida de um animal.
Quais os equipamentos necessários
Os equipamentos essenciais para a montagem de uma clínica veterinária são:
Armário clínico, aspiradores cirúrgicos, balança, desfibrilador, instrumentais cirúrgicos (bandejas, estetoscópio, estojos, lâminas de bisturi, agulhas, pinças e outros), estufa para esterilização, maca, medicamentos, mesa de inox para atendimento do animal, monitor de pressão arterial, otoscópio, oxímetro, produtos de higienização, seringa tipo pistola, sondas e termômetro.
Mas não se engane, você precisará de mais equipamentos, dependendo da legislação vigente e do seu uso diário. A escolha dos equipamentos dependerá da sua experiência, ou mesmo do que você aprendeu em sua graduação de Medicina Veterinária.
O que mais é necessário
A montagem de uma clínica veterinária também depende da escolha dos profissionais corretos, da divisão dos setores, além da documentação necessária para a legalização da empresa.
Sobre os profissionais, sua clínica deve contar com um médico veterinário e um auxiliar, além de uma recepcionista, secretária e responsáveis pelo banho e tosa dos pets (caso seu estabelecimento ofereça esse tipo de serviço).
Sobre a divisão da clínica, é essencial que o local conte com uma recepção, um setor cirúrgico, de internação, sanitários, lavanderias e setor de estocagem de remédios. Sua clínica também pode contar com uma farmácia para facilitar a dosagem de medicamentos aos seus pacientes.
Sobre a documentação necessária, recomendamos que você vá até um escritório contábil, com registro e habilitado, para que você se informe sobre a legislação vigente.
A clínica deve ser um local agradável e que pareça seguro e acolhedor para os donos dos e para os próprios animais.
Seu trabalho diário no local deve levar em conta a organização, por isso, você pode optar pelo uso de etiquetas para a identificação de seus instrumentais e equipamentos.
Opte por etiquetas personalizáveis, que não desbotam, não descolam, à prova d’água e que podem ser esterilizadas.
Antes de abrir sua clínica, tenha tudo planejado em seus mínimos detalhes. Escolha apenas equipamentos para clínica veterinária de qualidade para que seus pacientes tenham o melhor atendimento possível.
Deixe um comentário