Brincadeiras para as Crianças na Festa Junina

Com a passagem do outono para o inverno no hemisfério sul, temos a chegada do mês de junho e com ele as tradicionais festas juninas que ocorrem de diferentes maneiras e em inúmeras localidades do Brasil.

A festa cultural é cheia de simbolismos, músicas, danças e comidas típicas que dão água na boca!

Para as crianças, essa data ganha uma importância ainda maior em suas rotinas, geralmente sendo ofertadas nas escolas, gerando muitas expectativas pela festividade e, em especial, pelas brincadeiras de festa junina.

A importância das brincadeiras de festa junina na rotina das crianças

As brincadeiras de festa junina são também tradições culturais onde as crianças têm acesso a um espaço para desenvolverem a socialização e adquirirem conhecimentos sobre as próprias tradições de seu povo.

Por essa razão, é importante que as crianças participem das brincadeiras de festa junina e tenham essa interação como parte de suas rotinas.

Isso ajuda no desenvolvimento cultural do aprendizado e nas relações dos pequenos com os outros. Desta forma, separamos 3 ideias de brincadeiras típicas de festa junina que podem ser realizadas com as crianças. Acompanhe:

Dança das Cadeiras

Uma das brincadeiras mais divertidas das festas juninas é a famosa “dança das cadeiras”.

Nesta modalidade de brincadeira é montada uma roda de cadeiras tendo um assento a menos que o número de crianças participantes. As crianças devem andar em volta do círculo de cadeiras enquanto uma música toca.

Em alguns momentos a música para de tocar e as crianças devem rapidamente buscar por um assento livre e sentar-se. Aquele que não conseguir achar um assento perde a brincadeira e quem conseguir um lugar para sentar até o final ganha.

Para desenvolver a atividade são necessárias somente algumas cadeiras e que alguém fique responsável pelo som.

Pescaria

Nesta brincadeira é necessário que haja um grande recipiente com água ou areia, como uma piscina de plástico ou caixa, para que sejam colocados peixinhos artificiais, que podem ser feitos de material reciclável.

Também é preciso uma vara de pescaria, que pode ser feita de bambu.

A ideia aqui é que em cada peixe seja colocado um ganchinho, para eles que possam ser pescados, e um número que corresponda a um prêmio.

Assim, as crianças devem pescar os peixes para ganhar os prêmios ofertados.

Correio elegante

Uma das mais tradicionais brincadeiras de festa junina é o correio elegante.

Nesta brincadeira as crianças podem enviar mensagens afetivas para os seus amigos e familiares, fazendo-lhes uma surpresa divertida.

Para isso é preciso que hajam bilhetes decorados e canetas para que as mensagens possam ser escritas, esses bilhetes podem também ser feitos pelas crianças com antecedência, de modo a estimular a criatividade.

Também é necessária a participação de um “pombo correio”, que nada mais é que a pessoa que ficará responsável por entregar as mensagens aos participantes.

Essa brincadeira festiva além de ser muito simples de ser realizada, também é divertida tanto para quem envia a mensagem como para quem recebe.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de visitar nossas redes sociais e conhecer nossa linha de produtos escolares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *