O castigo para crianças é uma ferramenta pra obter disciplina. Por outro lado, não basta aplicar castigo e punição sem que haja um objetivo nisso. Por isso, trouxemos várias dicas e conceitos que te ajudam a compreender os motivos para isso.
Castigo e punição não funcionam sem regras claras
O fato é que deixar uma criança de castigo apenas não terá nenhum efeito no processo de aprendizagem. Porque se ela não sabe ao certo quais são as regras, dificilmente chegará na ideia que os responsáveis desejam. Em outras palavras, fica difícil mudar um comportamento sem saber como deveria acontecer.
Portanto, é preciso que as regras na família sejam muito claras, para que você possa cobrar um comportamento que condiz com elas. Além disso, deve informar como a criança quebrou a regra e qual seria a melhor postura para aquele contexto, que ela poderia ter adotado.
O castigo para crianças pode ter o efeito contrário
Outro erro comum por parte dos responsáveis é dar atenção para a criança apenas quando ela desobedece e precisa do castigo. Além de entender de forma clara sem a explicação, como mencionamos antes, seu filho pode entender essa interação como algo bom.
Afinal, o tempo que ele consegue com os pais é quando faz algo que resulta em punição e castigo. A desobediência nesse caso passa a ser uma ótima ferramenta para os pequenos conseguirem chamar a atenção que tanto necessitam. Podemos dizer que um dos motivos para algumas crianças serem “terríveis” é a falta da presença dos pais.
Um bom caminho é mostrar causa e consequência das ações
O ideal é sempre mostrar causa e consequências das ações dos pequenos. A partir dessa ideia não existe um certo e errado, mas a melhor abordagem para cada família. Não é necessário gritar ou brigar, é interessante recorrer ao diálogo a fim de apontar erros e indicar o caminho para sofrer as consequências.
Nesse caso, não gritar com uma criança que derrama algo no chão, por exemplo, ordenando castigo. O canto do pensamento não servirá para pensar em nada visto que não teve um entendimento completo sobre o contexto.
Sobretudo os menores, que possuem restrições motoras sobre suas ações e podem fazer isso no dia a dia sem intenção. O caminho mais interessante é guiar informando a causa para aquilo ser um erro e mostrar como é possível resolver o problema, o que seria nesse caso limpar a bagunça.
Entender as demandas de cada idade também é importante
Outro ponto que é muito importante é sobre a idade das crianças e seu desenvolvimento na hora de aplicar a disciplina. O motivo é que antes dos dois anos, por exemplo, elas não compreendem alguns conceitos por causa do desenvolvimento do cérebro.
É o caso dos conceitos de causa e efeito, por exemplo, que ficam mais claros após essa idade. Por isso é preciso sempre manter a coerência, mas sem deixar de acompanhar o entendimento das crianças sobre o fato. Procure explicar causa e efeito sempre para ajudar nesse processo.
Use os combinados e seja coerente
O seu direcionamento é muito importante para a criança, então você pode aproveitar os combinados para aplicar causa e consequência. Deixe sem ver o programa favorito porque não cumpriu a ordem de guardar os brinquedos, por exemplo.
Porém, jamais mude de ideia sobre uma regra que é comum da sua família. Se a criança não pode jogar videogame porque está sofrendo consequência, nada de permitir um pouco naquele dia. Ser coerente é preciso para que realmente tenha resultado nesses combinados.
O castigo pra crianças é um assunto complexo, mas pode ser aplicado com estratégia, visando o aprendizado, não apenas a punição. Aproveite as dicas e aplique de acordo com as demandas da sua rotina familiar e necessidade dos seus pequenos.
Entre em nosso site e confira as etiquetas adesivas personalizadas!
Deixe um comentário