Escola Bilingue. O que é e como funciona?

O inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito para crescer profissionalmente no Brasil. Em alguns setores, como RH, tecnologia e comunicação, o domínio do idioma inglês é imprescindível para o alcance de cargos de gestão e liderança.

No entanto, muito além da necessidade profissional, um segundo idioma expande as possibilidades e visão de mundo de quem é falante. Diversas vivências culturais e novas experiências se tornam possíveis a partir da capacidade de se comunicar em mais de um idioma.

Por isso, neste artigo, trouxemos alguns dos aspectos mais vantajosos da educação bilíngue para as crianças. Saiba como funciona este tipo de escola e quais são os benefícios de inserir os pequenos desde cedo em um ambiente pedagógico bilíngue!

Como funciona a educação bilíngue?

A escola bilíngue tem uma matriz curricular que prioriza o desenvolvimento em dois idiomas. Assim, os conteúdos são trabalhados e lecionados nos dois idiomas.

As disciplinas básicas do currículo nacional, como biologia, matemática e literatura são lecionadas seguindo as diretrizes do Ministério da Educação.

O diferencial da escola é estender o ensino para o inglês, incluindo desde as aulas instruídas neste idioma até disciplinas e atividades específicas com foco em línguas para o desenvolvimento da leitura, audição e comunicação no segundo idioma.

Por que colocar as crianças numa escola bilíngue?

O mundo, hoje, é uma grande aldeia interconectada. Por isso, a capacidade de se comunicar em mais de um idioma está relacionada, também, à mobilidade dentro do mundo global.

As relações de trabalho dentro do mundo globalizado estão mudando e as empresas recrutadoras estão cada vez mais interessadas nas habilidades dos trabalhadores de outras nacionalidades, que podem agregar valor e assumir funções para os quais pode ser difícil encontrar profissionais qualificados localmente.

Além disso, devido à operação global de muitas empresas, o contato com outras culturas e idiomas é rotineiro em algumas funções, fator que torna o indivíduo bilíngue atrativo em muitos aspectos.

Quais são as vantagens da educação bilíngue para as crianças?

Melhor desenvolvimento das habilidades cognitivas

Crianças que crescem em ambientes bilíngues apresentam diversas vantagens cognitivas, que estão relacionadas ao conceito de plasticidade do cérebro. Dentre elas, pode-se destacar a aprendizagem mais rápida.

Outra habilidades cognitivas associadas à educação bilíngue na infância são:

  • Capacidade de manter focado e concentração por longo períodos
  • Mais criatividade para encontrar saída para problemas e propor soluções
  • Reconhecer mais facilmente padrões
  • Consciência linguística, que facilita o aprendizado de um terceiro ou quarto idioma
  • Desempenho acadêmico acima da média

Aperfeiçoamento das habilidades sociais e culturais

Aprender um novo idioma é fazer uma imersão em culturas diferentes e lidar com crenças, hábitos e costumes que distinguem do ambiente em que a criança está inserida.

Por isso, habilidades sociais como a empatia, respeito às diferenças, tolerância e comunicação são resultados notáveis de uma educação bilíngue.

Agora que você já sabe como a educação bilíngue funciona e os benefícios que ela pode gerar para o futuro profissional dos seus filhos, que tal conhecer as etiquetas adesivas personalizadas?

Com elas, identificar os materiais escolares dos seus filhos fica muito mais fácil e divertido. Acesse, agora, o site e conheça diversos modelos e kits de adesivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *