Leva o almoço pro trabalho? Veja como organizar.

Trazer marmita para levar para o trabalho tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Os motivos são variados, como praticidade, economia, ou mesmo ter uma alimentação mais saudável.

A verdade é que é preciso planejamento para preparar as refeições que serão consumidas no ambiente de trabalho, por isso leia o artigo e aprenda a organizar sua rotina.

Espaço para aquecer o almoço.

Antes de tudo, é preciso saber se no local de trabalho existe um espaço adequado para você aquecer seu almoço. Afinal, ninguém gosta de comer comida fria, não é mesmo?

Caso não tenha, invista em um recipiente que conserve o calor dos alimentos. Dessa forma, é possível aquecer a marmita em casa e ainda ter comida quentinha no horário de almoço.

Já se o local tiver fogão ou mesmo micro-ondas, a atenção deve ser para os ingredientes do seu almoço.

Alimentos como ovo, brócolis e pimentão, por exemplo, têm um cheiro bastante característico, que quando aquecidos podem incomodar seus colegas de trabalho. Evite-os!

Prepare as refeições em um único dia

Essa dica vale ouro para quem quer economizar tempo.

Experimente separar uma tarde para preparar as refeições da sua semana, ou ao menos adiantar alguns processos. Por exemplo, você pode higienizar as verduras, ou até mesmo cozinhar o arroz e o feijão.

Ao fazer isso em uma tarde, você garante que a montagem das suas marmitas será muito mais fácil e prática durante a semana.

Marmita e bolsa térmica

Na correria do dia a dia, é preciso ter atenção para as embalagens onde você transporta seu almoço para o trabalho.

Seja de plástico, vidro ou metal, o recipiente precisa ser bem vedado para que não corra o risco de vazar. Evite colocar molhos até a borda da marmita para que não transborde.

Outra dica é usar bolsa térmica para transportar seu almoço. Assim como as lancheiras de crianças, atualmente existe uma grande variedade de bolsas que conservam a temperatura dos alimentos.

Invista em um modelo que atenda suas necessidades, e garanta que seu almoço chegue intacto ao trabalho, sem incidentes.

Pratos com molho

Apesar de serem vistos como vilões, já que podem sujar a roupa durante o trabalho, pratos com molhos são ótimas opções para marmita.

Alimentos grelhados, como frango e bife, tendem a ficar ressecados quando não são consumidos na mesma hora.

Já os pratos com molho mantêm a umidade por mais tempo, o que não prejudica na hora de reaquecer.

Salada fresca

Como antecipamos, é possível higienizar as verduras e mantê-las na geladeira para facilitar a montagem da sua marmita.

Para que a salada dure mais tempo saborosa e crocante, seque as folhas antes de guardá-las. Isso vai evitar que elas murchem.

Os temperos também devem ser colocados preferencialmente na hora de consumir. Sal, azeite e vinagre podem tirar a umidade das verduras.

Para não esquecer

Após montar a marmita e colocá-la dentro da bolsa térmica, coloque-a próxima da chave de casa e dos objetos que você precisa para sair.

Isso evita que você esqueça de levar seu almoço para o trabalho e tenha que comer algo improvisado.

Dica Extra: Não deixe de identificar sua marmita e seus utensílios no trabalho, etiquete seus talheres, copos e vasilhas, evitando assim perdas e confusões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *