Como contar histórias para seus filhos

O mundo da imaginação pode fazer coisas incríveis e praticá-la com frequência é fundamental para ter uma mente saudável. E quando se fala em crianças, essa questão ganha uma importância ainda maior, visto que se trata de um fator essencial para o desenvolvimento das habilidades da criança como um todo, sejam elas físicas, sociais, emocionais e cognitivas.

São diversas as formas de estimular a criatividade e imaginação das crianças e ajuda-las a lidar com seus sentimentos, tais como brincadeiras, atividades específicas, jogos estimulantes, entre outras. Mas o que vamos conhecer agora é sobre a contação de histórias para seus filhos e como essa prática pode ser importante na infância, principalmente em determinados momentos da vida da criança, como lidar com o fim das férias e o retorno delas para as salas de aula.

Processo de identificação e aprendizado

Cada personagem de uma história tem suas características próprias, tanto físicas como de personalidade, que podem muito bem servir de inspiração para a criança que está a ouvindo.

Sendo assim, uma historinha pode despertar muitos sentimentos e emoções nos pequenos, além de estimular a habilidade de resolução de problemas, como lidar com determinada situação, o relacionamento com os colegas, entre outros.

    • Acrescentar situações que causem reflexões l

Seja em casa, com familiares ou na escola com os amiguinhos, as crianças vivenciam diferentes tipos de situações. É nessa fase da vida que elas aprendem a se socializar. Visto isso, criar histórias com base em acontecimentos reais da vida da criança pode contribuir de modo efetivo na habilidade de resolução de problemas, relacionamentos, entre outros.

      • Promover o respeito à diversidade l

Numa sala de aula, por exemplo, cada criança vai descobrir seu mundo e conhecer pessoas com aparências e costumes diferentes. Visando a boa convivência, com respeito à diversidade, fazer a inclusão de situações e personagens relacionados ao tema é extremamente válido na contação de histórias.

        • Assimilar linguagens diferentes l

A comunicação efetiva envolve diferentes tipos de linguagens. E tem jeito melhor do que mostrar cada uma delas para as crianças em um momento de lazer? Ao contar uma história, a inclusão de gestos corporais, expressões faciais e entonações diferentes de voz, são elementos essenciais para promover um aprendizado de qualidade.

          • Conversar sobre a história no final l

Durante uma boa história, é possível mergulhar em outro mundo, conhecer outras pessoas e lugares. Depois dessa aventura, conversar sobre o que mais gostou, se faria igual ou diferente dos personagens, entre outros assuntos decorrentes, pode promover a capacidade de interpretação das crianças, que será muito útil em qualquer fase da vida.

Momentos inesquecíveis

Qualquer momento vivenciado com uma criança é especial, principalmente para os pais. Nesse contexto, vimos que simples atitudes podem ter resultados excepcionais, como a contação de histórias e a imersão no mundo da imaginação.

E pensando em deixar cada ocasião mais proveitosa ainda, seja em casa ou na escola, é que a empresa Etiquetas & Adesivos, que atua na confecção de etiquetas e adesivos. Com os itens e materiais identificados da maneira correta e personalizada, as atividades são mais proveitosas. Entre em contato e conheça nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *