Como economizar no lanche das crianças

O lanche escolar não representa apenas uma refeição, mas também é um importante momento de socialização no âmbito pedagógico.

Além disso, o horário do lanche também traz à tona questões como os desafios de garantir que a criança consuma todos os nutrientes na quantidade adequada para o seu crescimento.

Uma preocupação dos pais é alinhar as necessidades nutricionais com a construção de hábitos saudáveis e o aspecto financeiro. Por isso, separamos algumas dicas para economizar na hora de montar os lanches das crianças sem abrir mão da criatividade e, claro, da saúde dos pequenos!

Planeje as refeições para a semana

Durante as atividades do dia a dia, o tempo é um recurso disputado. Dessa maneira, a falta de planejamento aliada à correria pode dificultar o preparo de lanches saudáveis. Assim, planejar as refeições com antecedência é a dica de ouro para economizar no lanche das crianças.

Para isso, pense em como o lanche escolar se compara com as demais refeições diárias para definir quais tipos de alimentos contribuem para manter a dieta dos pequenos balanceada. Considere, também, as preferências do seu filho. Afinal, o principal objetivo é oferecer algo saudável e atrativo.

Definido o cardápio semanal, procure comprar apenas o suficiente para uma semana, assim a qualidade dos alimentos como frutas e verduras pode ser mantida, evitando-se, também, o desperdício.

Procure unir simplicidade com itens saudáveis

As frutas são itens alimentícios saudáveis que sofrem com menor resistência por parte das crianças. Por isso, a dica é explorar ao máximo possível essa abertura para oferecer quantidades adequadas.

As receitas simples e que funcionam devem ser valorizadas. As saladas de frutas ou apenas frutas picadas, por exemplo, costumam não ter erro e são atrativas.

Outros tipos de lanche escolar que são relativamente simples de serem preparados são os iogurtes, leites fermentados, pães com queijos e folhas e cereais.

Aposte na variação e na novidade

Levar sempre novidades e encontrar formas criativas para preparar os lanches é a maneira mais eficiente de manter as crianças interessadas em suas lancheiras.

Assim, evite oferecer sempre os mesmos alimentos. Nem sempre é possível variar muito, mas algum esforço para apresentar os mesmos lanches de maneiras diferentes, por exemplo, com certeza trará resultados.

Não caia na armadilha dos alimentos industrializados

Por mais tentador que sejam as características dos alimentos industrializados no momento de preparar o lanche escolar, evite cair nesta armadilha.

Oferecer este tipo de alimento não é nocivo apenas para a saúde das crianças, mas também dificulta a construção de hábitos saudáveis. Os embutidos são um bom exemplo de alimentos que devem ser evitados neste tipo de refeição.

O paladar infantil pode ser moldado nos primeiros anos de vida. Alimentos industrializados quando consumidos com frequência podem fazer com que os seus filhos se acostumam rapidamente aos sabores carregados de sódios e açúcares, além das essências artificiais.

Agora que você já conferiu algumas dicas para montar lanches atrativos e saudáveis para as crianças levarem para a escola, que tal conhecer as etiquetas adesivas personalizadas? Com elas, identificar a lancheira e o material escolar dos seus filhos se torna muito mais fácil e divertido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *