Um dos grandes desafios que os pais enfrentam no dia a dia é saber como lidar com crianças teimosas. Muitas vezes os filhos têm dificuldades para aceitar os limites impostos, dificultando também os momentos em que é preciso dizer “não”.
Porém, é fundamental manter a autoridade, principalmente para que a criança entenda a necessidade de obedecer. Essa não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando eles insistem em não aceitar as ordens e mantêm o mau comportamento.
Pensando nisso, separamos as principais dicas para lidar com a teimosia das crianças da melhor forma. Confira!
Crie regras e limites para lidar com crianças teimosas
A primeira dica é investir na prevenção de comportamentos indesejáveis. Para isso, crie regras e estabeleça limites que devem ser observados pela criança e repasse-os com afeto. Isso ajuda a criar uma rotina para que ela entenda o que pode ou não fazer.
Vale ressaltar que isso deve ser feito desde o primeiro ano. Um erro comum é achar que os bebês não precisam de limites. A educação deve ser trabalhada desde que são bem pequenos para que isso se torne uma rotina.
Além disso, as regras e limites devem envolver diversas atividades do dia a dia, como horário para dormir, rotina nas refeições e saber a hora certa de brincar. Nesse momento, também explique as possíveis consequências da desobediência.
Uma dica é ter uma conversa franca e pedir a ajuda das crianças para definir algumas regras — além dos castigos em caso de descumprimento. Esse diálogo faz com que as crianças entendam um pouco mais sobre as responsabilidades e aprendam a negociar com os pais.
Converse com a criança
Mesmo que a criança ainda seja pequena, a conversa é importante para que ele entenda o porquê de seguir as regras e obedecer. Quando for dizer “não”, mostre os motivos para que seu filho compreenda a resposta. Mostrar que determinada brincadeira é perigosa ou que um alimento pode fazer mal, por exemplo, são cuidados importantes na hora de impor limites.
Um “não” sem justificativa provavelmente aumentará a resistência da criança em obedecer e não será efetivo contra a teimosia. Também é preciso ter atenção ao tom de voz e às palavras usadas, para que o filho não se sinta atacado ou diminuído.
Outro cuidado importante é que os pais e demais responsáveis estejam bem alinhados em relação à rotina e às regras impostas. Quando os adultos discutem na frente das crianças por divergirem sobre as regras, fica mais difícil demonstrar a autoridade necessária para lidar com a teimosia, não é mesmo?
Tenha paciência e mantenha o controle
A paciência é fundamental para quem deseja aprender como lidar com crianças teimosas. Alterações no tom de voz, atitudes agressivas e castigos excessivos costumam ter o efeito inverso e agitar mais o seu filho, além de promover sentimentos negativos em vez de ensiná-lo como se comportar.
Mesmo que pareça difícil, não se mostre nervoso ao se dirigir à criança. É comum que os atritos com crianças teimosas se tornem verdadeiros testes de paciência, mas cabe ao adulto ter um posicionamento racional, demonstrando autoridade e calma.
Finalmente, é preciso tentar compreender os motivos da teimosia para aplicar as melhores soluções. Em alguns casos, vale a pena buscar o auxílio profissional, como um psicólogo para auxiliar nessa tarefa.
Pronto! Agora que você já sabe como lidar com crianças teimosas. Lembre-se de manter um relacionamento afetuoso e próximo do seu filho, para que ele absorva todos os ensinamentos da melhor forma possível!
Gostou deste post? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as atualizações com outras dicas como essa. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!
Deixe um comentário