Sabe como funciona a fase de crescimento infantil? Entenda aqui

Uma das coisas mais fascinantes desse mundo é acompanhar o desenvolvimento de uma criança. Afinal, testemunhar a ocorrência dos primeiros passos, as primeiras palavras sendo faladas e o esboço de um sorriso são momentos únicos na vida dos pais. No entanto, apesar de toda a magia que o envolve, o crescimento infantil é um processo bastante complexo.

Isso porque para que os pequenos atinjam todo o seu potencial de crescimento, há uma série de fatores envolvidos: boa alimentação, sono adequado, prática moderada de exercícios, ausência de doenças crônicas, saúde emocional e, claro, a genética.

Portanto, o tamanho que uma criança vai atingir dependerá das condições de vida que ela estará submetida desde a sua concepção até a idade adulta. Apesar disso, existem algumas etapas que toda criança passa durante o seu processo de desenvolvimento.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira como funciona cada fase do crescimento infantil.

Sensório-motor

Desde o nascimento do bebê até os seus 2 anos de idade, o foco está na descoberta dos movimentos e das sensações. Como é nesse período que a coordenação motora é desenvolvida, a criança começa a imitar tudo o que vê, em especial, os gestos e os sons.

Além do mais, nessa fase o bebê inicia a sua comunicação com os pais por meio de gritos, choro, palavras curtas e outros sinais. Em contrapartida, ele passa a perceber que os seus movimentos produzem ações — é por isso que é tão comum vermos crianças pequenas jogando brinquedos no chão ou puxando o lençol, por exemplo.

Pré-operatório

Conhecida como pré-operatório, a segunda etapa do crescimento infantil ocorre entre o segundo e o sétimo ano de vida da criança. Esse período é marcado pelos famigerados porquês e pela manifestação do egocentrismo.

Isso significa que, apesar dos pequenos já conviverem com pessoas que não são da família e conseguirem se comunicar relativamente bem, nesse estágio eles pensam, agem e se expressam com base em suas experiências individuais. Por isso, se notar algumas atitudes um tanto quanto egoístas, não precisa se assustar — é apenas uma fase.

Outro aspecto marcante dessa etapa é a ocorrência da personificação e da função simbólica. Isto é, o ato de atribuir características humanas a objetos e de conferir novas funcionalidades aos artigos domésticos. Em resumo, é a fase do famoso faz de conta.

Operacional concreto

Entre 8 e 12 anos de idade, acontece o estágio operacional concreto. Nesse período, a criança passa a lidar com questões como números e relações interpessoais, além de utilizar a lógica para solucionar problemas. No entanto, isso só é possível com enigmas relacionados à matemática ou objetos físicos — ou seja, o abstrato ainda é um conceito complexo para os pequenos.

A ocorrência desse estágio se manifesta de maneira mais evidente com o início da sua escolarização formal. Além disso, no período ocorre uma percepção mais avançada das regras sociais, bem como o aumento de sua autonomia em relação aos adultos.

Operacional formal

A partir dos 12 anos de idade, o pré-adolescente já consegue desenvolver possibilidades, teorias e autonomia, lidar com questões racionais e abstratas e, ainda, criar situações hipotéticas sobre diversos assuntos, — mesmo sobre algo que eles não dominem. Tudo isso ocorre graças à conquista do raciocínio lógico.

Nesse contexto, é importante ressaltar que o desenvolvimento mental pode ser beneficiado com um ambiente adequado e a manifestação de certos estímulos. Dessa forma, o crescimento infantil é aprimorado nos aspectos físicos, sociais e, até mesmo, emocionais.

Como você pôde ver, o crescimento é um dos melhores indicadores de saúde em qualquer fase da vida de uma criança. No entanto, para saber se o processo está ocorrendo com normalidade, é fundamental que o pequeno tenha o seu crescimento monitorado desde o seu nascimento até os 18 anos.

Além disso, uma alimentação saudável, equilibrada e rica em vitaminas, cálcio e proteínas também é essencial para o desenvolvimento das crianças. Afinal de contas, além de garantir os nutrientes essenciais para cada etapa, uma boa alimentação assegura um crescimento sadio e vigoroso.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre as fases do crescimento infantil? Então, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e permita que seus amigos também se informem sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *