Saiba como organizar material escolar e outros objetos da melhor forma!

Com a volta às aulas, sempre surge uma preocupação entre os pais: como organizar material escolar? Nessa fase, a criança conta com vários brinquedos, cadernos, livros, além de tantos outros objetos de uso recorrente. Em meio a tudo isso, manter todos os itens da escola arrumados, vira uma tarefa complicada.

Depois de comprar os materiais, eles até permanecem organizados por um tempo, mas logo que as aulas se iniciam, começam a ficar desorganizados, espalhados por toda a casa ou, até mesmo, misturados com outras coisas, não é mesmo?

Não precisa se preocupar: isso é normal e não acontece só com você! Contudo, como a organização é muito importante, existem algumas maneiras de evitar a bagunça. Quer saber como fazer isso? Então, confira as dicas que separamos neste post!

Separe cada tipo de objeto

O ponto de partida é separar cada tipo de objeto dos demais: brinquedos, acessórios, livros, cadernos e outros materiais de uso dos pequeninos. Isso é importante para você saber o que precisa ser armazenado e, quem sabe, encontrar alguns itens que podem ser doados. Isso diminui o volume de coisas para serem guardadas e facilita na hora de organizar o material escolar.

Com o passar dos anos, vários objetos deixam de ser usados pela criança e ficam apenas ocupando espaço — e colaborando com a bagunça. Além disso, essa também é uma ótima oportunidade para ensinar para o pequeno a importância da caridade, não é mesmo?

Aposte nas etiquetas

Na rotina do colégio, é comum que as crianças emprestem seus itens para os coleguinhas. De fato, essa é uma boa prática, o problema é que eles podem esquecer de devolver os itens. E aí, como identificar qual material é realmente do seu filho?

Outro problema comum são os itens esquecidos na sala de aula. Nesses casos, os professores recolhem e deixam guardado. Porém, sem identificação, eles não conseguem devolver o material. Para isso, os pais ou o próprio aluno precisam ir à escola procurar na seção de Achados e Perdidos.

A solução para isso é simples! Adote as etiquetas personalizadas para nomear todos os materiais, brinquedos e peças do uniforme, como os casacos. Assim, quem encontrar um item perdido, conseguirá identificar facilmente o dono e devolvê-lo.

Use caixas organizadoras

Encontrar bons lugares para deixar as coisas sempre guardadas e organizadas é uma das grandes dificuldades para manter tudo em ordem. A dica aqui é investir nas caixas organizadoras. Existem vários modelos e cores diferentes para você pode escolher.

Vale ressaltar que, mesmo espaço tendo gavetas ou prateleiras disponíveis, usar as caixas ajuda a manter cada coisa em seu lugar. Assim, você consegue ter um local específico para cada objeto: livros apenas com livros, canetinhas e lápis de cor separados e diferentes tipos de brinquedo em um só lugar.

Esta é outra oportunidade de aplicar as etiquetas: indique o que deve ser guardado em cada caixa, nicho ou gaveta para facilitar a hora de manter o ambiente organizado e guardar os itens que estão fora do lugar.

Viu só? Com essas dicas, você vai organizar o material escolar e todos os objetos do seu filho facilmente. Só não esqueça de envolver a criança nessa rotina: explique a importância de cuidar dos objetos e crie uma lista de tarefas para que ela cumpra ao usar os materiais. Esse é um aprendizado essencial para toda a vida, então, vale a pena investir desde a infância.

E aí, curtiu este post? Têm outras dicas para organizar material escolar e incluir as crianças nessa rotina? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *