Aprenda como fazer decoração de quarto infantil sem erros!

Ter o próprio espaço dentro de uma casa é algo importante para qualquer pessoa — e com crianças não é diferente. O quarto é o ambiente ideal para a garotada descansar, aprender, relaxar e se divertir. Por isso, a decoração de quarto infantil é um dos principais aspectos no planejamento desse cômodo.

Pense bem: será nesse cantinho que o seu filho passará boa parte do tempo livre. Por essa razão, é fundamental que cada detalhe seja pensado para que ele se sinta feliz, tranquilo e confortável, afinal, o quarto infantil não é apenas mais um cômodo da casa, mas sim, um espaço que influenciará diretamente no desenvolvimento da criança.

Embora a decoração seja um dos quesitos mais estimulantes desse processo, são vários aspectos que devem ser considerados — desde o bem-estar da criança até o conforto e segurança do ambiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e aprenda como fazer uma decoração de quarto infantil simples, prática e organizada!

O que considerar na escolha dos itens de decoração?

Em primeiro lugar, é preciso considerar pontos determinantes como a faixa etária, a personalidade do seu filho, bem como a quantidade de espaço disponível e a funcionalidade do quarto.

Nesse contexto, os quartos de bebês e de crianças pequenas são mais fáceis de planejar e ornamentar, já que basicamente tudo é escolhido de acordo com o gosto dos pais.

No entanto, no caso das crianças maiores, o ideal é permitir que elas realizem algumas escolhas levando alguns pontos em consideração. Se a criança for mais agitada, por exemplo, o cômodo pode receber uma decoração mais clean e serena para que ela possa descansar e se concentrar melhor.

Mas, se o ambiente for compartilhado por dois ou mais irmãos, é possível que ocorra conflitos de opiniões, principalmente entre meninos e meninas. Diante disso, o mais indicado é tentar um acordo entre ambos ou, então, dividir os espaços — assim, a personalidade de cada um será respeitada e todos saíram contentes.

Como organizar os móveis?

Em um quarto infantil, os móveis básicos são: berço ou cama confortável, cômoda ou guarda-roupas espaçoso, baú para armazenar brinquedos, mesa de apoio e, no caso dos bebês, poltrona para amamentação.

Dependendo do planejamento e do tamanho do cômodo, é possível acrescentar outros artigos como prateleiras, escrivaninhas, estantes e puffs. Só lembre-se de não abarrotar o ambiente com coisas demais, já que os dormitórios infantis devem ser arejados e fáceis de limpar.

A segurança dos pequenos também deve ser considerada na escolha dos móveis e na composição do ambiente. Por isso, é fundamental evitar artigos com quinas ou detalhes em vidro.

Além disso, é importante prestar atenção aos detalhes, por isso opte por tampas protetoras de tomadas, não deixe as pontas dos tapetes expostos (tente sempre colocar embaixo de algum móvel) e utilize protetores de quina.

Como escolher as cores?

Outro aspecto importante na decoração de quarto infantil é a definição das cores. Isso porque o cantinho de qualquer criança deve ser único e especial, afinal, o propósito é despertar a criatividade dos pequenos, além de deixá-los seguros e confiantes.

Se a sua ideia é proporcionar um ambiente tranquilo para o seu filho, a dica é investir em cores frias como azul, verde e violeta. Já se a intenção é alegrar e conferir energia ao quarto, você pode apostar em tons de amarelo, laranja ou, ainda, misturar várias cores — nesse caso, procure aplicar a tonalidade forte em apenas uma parede e adote uma cor neutra nas demais.

As tonalidades de branco, cinza e bege dão amplitude ao espaço e podem ser consideradas ótimas possibilidades aos cômodos menores. Além disso, seu uso deixa o ambiente ainda mais convidativo e aconchegante.

O que não pode faltar na decoração?

Quando se trata de fazer uma decoração de quarto infantil, é importante evitar excessos na organização — lembre-se que o objetivo é conferir harmonia ao lugar, e não exageros. Dessa forma, para deixar o ambiente mais divertido, uma boa ideia é utilizar papel de parede ou adesivos especiais.

Como você pôde ver, investir na decoração de quarto infantil é um dos momentos mais divertidos e importantes na vida de uma família.

No entanto, é preciso considerar a segurança e o bem-estar dos pequenos para que eles desfrutem de uma rotina feliz e tranquila nesse ambiente.

Curtiu nossas dicas? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e dívida esse material incrível com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *