Como preparar seu filho para a troca de escola

Se viver algo novo é difícil para um adulto, imagine para uma criança. Pensando nisso, saber como preparar seu filho para a troca de escola é a chave para que essa transição seja o mais saudável possível. Então, veja as dicas que separamos, a fim de tornar o processo menos doloroso para você e sua criança no volta às aulas 2023.

Prepare o seu filho para a troca de escola avisando com antecedência

O conhecimento sobre o que vai acontecer é fundamental para trazer conforto para as crianças, por isso elas precisam tanto de rotina. Sendo assim, avise o quanto antes, assim que a sua decisão for tomada, para que o pequeno saiba o que esperar no próximo ano letivo.

Faça com que a criança participe da escolha

Se a criança tem idade para participar do processo será ainda melhor. A dica é que você separe as instituições já analisadas e aprovadas. Depois disso, convide a criança para colaborar na decisão em família, isso ajuda a trazer conforto, já que ela participou da escolha.

Converse em todas as etapas do volta às aulas 2023

O diálogo com seu filho não termina no momento em que ele participa da escolha. Procure acompanhar de perto o volta às aulas e questionar sobre os amigos feitos, a dinâmica da nova escola, enfim. Mantenha um diálogo aberto para falar sobre as vantagens e desvantagens da nova escola.

Incentive seu filho a participar das atividades da escola

Certamente você deixou entre as opções as melhores escolas para seu filho, inclusive aquelas com atividades que vão além do currículo. Por isso, incentive a criança a participar de aulas de natação, outros idiomas, dança, música, entre outras opções oferecidas pela nova escola.

Ajude seu filho no contato com os amigos da escola anterior

Os novos amigos vão surgir, mas as amizades anteriores não precisam ser esquecidas. Valorize os laços que seu filho criou aproximando esses amigos. Promova passeios e chame para a sua casa nos fins de semana. Isso vai ajudar na adaptação e reduzir ansiedade e solidão no início do ano letivo.

Promova as mudanças aos poucos

As crianças conseguem se adaptar às mudanças, mas é interessante dar tempo para que elas consigam absorver uma por vez. Então, nesse período de troca de escola, evite fazer outras alterações significativas na rotina da família. Os fatores como alimentação, hora de dormir, troca de quartos, entre outros, podem esperar um pouco.

Tenha paciência

Os sintomas emocionais e físicos podem aparecer por alguns dias ou mesmo meses nesse processo de adaptação. Por mais difícil que seja para toda a família, procure ter paciência com a criança. Essa fase vai passar e logo a escola nova vai render muitas histórias no fim do dia.

Aproveite as dicas de como preparar seu filho para a troca de escola e torne o processo menos doloroso para todos os envolvidos. Faça com que o volta às aulas 2023 seja o mais agradável possível. A escolha de uma nova escola foi uma decisão tomada visando o melhor e seu filho vai se adaptar aos poucos.

Aproveite a volta às aulas e garanta sua etiqueta CLICANDO AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *