jogos para estimular o raciocínio

Jogos para estimular o raciocínio lógico das crianças.

Os jogos são ótimas alternativas para estimular o raciocínio lógico das crianças, que é a capacidade de encontrar padrões. Também de identificar diferenças e similaridades em algo, um conhecimento importante para promover a habilidade de resolver problemas, por exemplo.

Diante de um saber tão importante, nada melhor do que encontrar opções divertidas para aperfeiçoar o conhecimento. Por isso trouxemos esta lista de jogos, com o intuito de desenvolver não apenas o raciocínio lógico, como também diversas outras habilidades. Veja!

 

Quebra-cabeças

O clássico quebra-cabeças é o primeiro da nossa lista, afinal, é um ótimo jogo para as crianças trabalharem lógica e memória. É um desafio que pode ser aumentado com o tempo, já que encontramos uma diversidade de modelos desse jogo, com mais ou menos peças.

Você pode começar a implementar o jogo a partir de 2 anos de idade, claro, evoluindo conforme crescimento da criança. Os jogos com menos peças são mais fáceis e aumentam a dificuldade quando as peças diminuem de tamanho e aumentam em quantidade.

 

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são outros clássicos que podem ajudar os pequenos a desenvolverem habilidades de raciocínio lógico e estratégia. Você pode trazer opções como dama, xadrez, ludo, entre outros, conforme a idade e de acordo com a evolução deles com cada jogo.

Sem contar que as crianças podem aprender e jogar entre si ou com adultos, tornando o momento interessante. Uma dica para o momento de ensinar é ficar ao lado da criança, formando um “time” nas primeiras vezes, até que ela compreenda a dinâmica do jogo.

 

Aula de programação

Para as crianças maiores pode ser interessante começar uma aula de programação ou robótica, a fim de estimular conhecimentos de lógica. Apesar de não ser um jogo, é sobre o que acontece por trás da criação deles, um conhecimento interessante e que estimula o cérebro.

A matemática está presente nesse contexto, o que ajuda a melhorar o desempenho na escola e quem sabe descobrir uma paixão. Porém, a ideia aqui é procurar um curso que será um investimento, não necessariamente nessa carreira, mas nas habilidades que esse conhecimento proporciona.

 

Mímica

Se junto à lógica quiser desenvolver a criatividade é interessante recorrer aos jogos de mímica, que demandam toda uma performance na hora de brincar. Aqui é importante aperfeiçoar a comunicação, o que ajuda na interação social com outras crianças.

A lógica está presente na necessidade de encontrar os padrões e de resolução de problemas. Além disso, os pequenos mais tímidos podem encontrar nessa atividade uma oportunidade de se soltar mais. Aperfeiçoando também a capacidade de se expressar, de se fazer entender.

 

Jogo de sequência lógica

Já que o raciocínio lógico é estimulado por meio de padrões, temos alguns jogos de sequência lógica que podem ser interessantes. Trata-se de um jogo no qual a criança precisa pegar as peças e colocar em uma sequência correta, que faça sentido.

Pode ser de figuras, operações matemáticas para os mais velhos, ou ainda, sequência de ações, como uma história. Para os menores as figuras coloridas servem para trabalhar nomenclatura e memorização. Assim, fica essa alternativa para ter mais opções de jogos para diversão e aprendizado.

 

Videogames

Os videogames não são vilões no crescimento das crianças, pelo contrário, eles são ricas fontes de aprendizado de diversas habilidades motoras e de raciocínio. É preciso apenas utilizar de acordo com o limite estipulado, por isso crie as regras para uso do aparelho.

Em relação aos jogos, autorize aqueles que são de acordo com a idade da criança e que estimulem o aprendizado, os chamados educativos. Você pode aproveitar a oportunidade para colaborar no desenvolvimento cerebral e no aprendizado de regras.

Sabemos que as crianças podem ficar um tanto estressadas quando não conseguem atingir o objetivo do jogo ou mesmo quando perdem. Mas esse é o momento do adulto intervir ensinando a desenvolver a paciência, perseverança, motivação, enfim.

É muito importante que as crianças tenham ajuda no primeiro contato com esses jogos, para que a experiência seja boa, realmente valorizada, e para que elas mantenham a prática de jogar. Os jogos de raciocínio lógico são ótimas opções para desenvolver as habilidades do seu filho, mas você precisa ajudar nesse primeiro contato.

Sem contar que esses jogos colaboram para tirar um pouco os olhos dos pequenos das telas, considerando momentos em que toda a família pode participar. Com isso, habilidades de convivência, sociabilidade, além dos laços familiares, são todos trabalhados.

Então, anote os jogos que são mais interessantes, identifique os que estão de acordo com a idade dos seus filhos e adquira os mais interessantes. Não esquecendo de separar um tempo para essa interação também.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajude outros pais com essas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *