O guia do pai de primeira viagem

Até mesmo o pai mais incrível, aquele paizão que todos admiram, já esteve perdido e ansioso com a chegada do seu bebê e sem a certeza de saber o que fazer ou como se preparar.

Por isso, para o mês do dia dos pais, a Etiquetas e Adesivos preparou uma série de posts para celebrar a paternidade e compartilhar dicas úteis para os papais.

Para iniciar a nossa conversa, vamos focar nos que se tornaram pais recentemente ou estão ansiosos esperando o nascimento dos seus filhos. Não tenha medo dessa experiência transformadora: segure a ansiedade e anote algumas dicas. Vamos lá!

1 – Ajuste as suas expectativas

Como primeira dica, vamos fazer um ajuste de expectativas. A paternidade é uma experiência incrível e cheia de aprendizados, no entanto, a prática é completamente diferente da teoria. Por isso, é necessário ajustar um pouquinho as expectativas sobre como vai ser quando o seu filho nascer.

Muitos momentos da paternidade podem ser permeados por dúvidas como “será que eu agi corretamente” ou “será que realmente tomei a melhor decisão”. Isso significa que, por mais que você se prepare para esse momento, a jornada do pai é cheia de dúvidas e momentos de vulnerabilidade.

Aceite que isso é normal e você se livrará dos sentimentos de insegurança e culpa – que podem te visitar muitas vezes ao longo dos anos.

2 – Crie memórias e aproveite cada fase do crescimento

Apesar das noites mal dormidas que o seu filho recém nascido trará, tudo passa muito rápido e as crianças crescem em uma velocidade assombrosa. Por isso, tenha certeza de criar quantas memórias forem possíveis e registrar todos os momentos que puder, pois eles deixarão saudades.

As experiências da infância, como as viagens e os momentos verdadeiramente alegres vivenciados em família, ficam marcados, tanto nos pais quanto nos filhos, para toda a vida. Assim, esforce-se para criar essas memórias, tanto durante a gravidez quanto nos momentos que virão logo após o nascimento e nos anos seguintes.

3 – Seja o principal parceiro da mãe do seu filho

O período pós parto é delicado e requer uma série de cuidados. Os pais podem desempenhar um papel extremamente importante, especialmente nesta etapa, ao assumirem os cuidados do seu bebê e darem suporte integral para as mães.

A amamentação, sobretudo nos primeiros meses, pode ser uma tarefa que demanda muito tempo, inclusive o de sono, pois o bebê mama com muita frequência. Por isso, nas janelas de tempo em que o nenê está dormindo, a mãe pode descansar e adormecer por algumas horas enquanto o pai assume o cuidado e vigilância do seu filho.

Os cuidados com o bebê também podem aprofundar a parceria entre o casal. As tarefas domésticas podem se acumular facilmente com uma criança pequena que demanda cuidado e atenção quase que integral. Por isso, o papel paterno em manter um ambiente seguro e organizado é fundamental em todos os sentidos.

Por fim, uma última dica é: desenvolva o seu instinto paterno. Muito se fala sobre a intuição de mãe e sua capacidade de detectar perigos e antecipar ameaças. No entanto, os pais também podem e devem desenvolver e ouvir sua intuição para identificar o melhor para os seus filhos. Essa capacidade se aprofunda conforme o homem se envolve com a criação do bebê e se conecta emocionalmente com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *