pets-podem-contrair-Covid-19

Será que os pets podem contrair Covid-19?

Você que é veterinário e continua trabalhando nesse período de quarentena, deve ter ouvido muito essa pergunta: “Doutor, meu cachorro pode contrair o Covid19?”

Então, se você é veterinário, mostre este texto para os donos dos seus pacientes, pois vamos passar algumas informações relevantes para eles. Boa leitura!

Quais animais já testaram positivo para o Covid-19?

Ao redor do mundo, até agora, o Coronavírus Covid-19 foi testado positivo em felinos, de gatos domésticos até tigres do Zoo de Nova York. Ainda assim, outras espécies de animais podem ter contraído a forma mais leve do vírus, como alguns cães na China e Itália.

Para tranquilizar você que possui um bichinho em casa, saiba que o número de animais infectados é bem baixo e o melhor, os animais não transmitem a doença uns para os outros e nem para os seres humanos.

Quem pode contrair o Covid-19?

Na teoria, todos os animais vertebrados poderiam contrair o vírus, já que todos apresentam em seus organismos a proteína ACE2.

Essa proteína regula nossa pressão arterial e é imprescindível à nossa saúde. Mas também funciona como uma facilitadora do desenvolvimento do vírus no organismo. O Coronavírus se liga à proteína e se desenvolve no corpo.

Mas na prática não é comprovado que todos os animais vertebrados realmente possam desenvolver o Covid-19, e sim aqueles onde a proteína ACE2 facilite sua ligação, ou seja, em animais em que a proteína seja mais semelhante à da encontrada nos seres humanos, principais vetores da doença. Animais como os cães citados anteriormente e que não possuem a ACE2 semelhantes à dos humanos, apenas contraíram a forma leve da doença pela altíssima exposição ao vírus.

Então, seu pet está protegido?

Não é bem por aí. Como a infecção em animais é muito baixa, não há dados suficientes para mostrar que os animais realmente apenas desenvolvem a forma mais branda, ou mesmo que desenvolvem o Covid-19 sem grandes consequências.

A principal forma de tratamento ao Covid-19 (ou SARS-CoV-2, como vem sendo chamada atualmente pelos especialistas) ainda é a prevenção. Se você não se infectar e o ambiente da sua residência estiver limpo e seguro, não tem por que se preocupar com seu animal de estimação.

Então, cuide muito bem da sua casa, evite sair de casa durante a quarentena e mantenha o espaço do seu bichinho muito bem limpo e organizado.

Não precisa deixar de passear com ele, tá bom? Desde que você tome todas as precauções necessárias, como o uso de máscara e a higienização correta das mãos.

A partir de agora, estamos vivendo em um período que os especialistas estão chamando de “novo normal”. Tenha consciência que a partir desse momento, tomar certos cuidados será o básico a ser feito para que se evite a contaminação.

Até testarem os medicamentos e vacinas, fique consciente das suas responsabilidades quanto a seus animais de estimação e claro, a outras pessoas, principalmente àquelas no grupo de risco.

Se você é veterinário, está na linha de frente do combate ao vírus. Talvez outros textos de nosso blog podem te auxiliar nisso.

Fontes:

https://super.abril.com.br/saude/por-que-alguns-animais-sao-afetados-pelo-coronavirus-e-outros-nao/

https://saude.abril.com.br/blog/pet-saudavel/o-que-os-gatos-tem-realmente-a-ver-com-o-coronavirus/

https://www.worldanimalprotection.org.br/coronavirus-animais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *