5 aplicativos para estudantes de Odontologia.

Na era da tecnologia, o uso de ferramentas digitais tem se tornado cada vez mais comum. Mas engana-se quem pensa que esses recursos são úteis apenas para o lazer ou a comunicação. Muito pelo contrário, estão mais presentes do que nunca nas mais variadas áreas do conhecimento, dentre elas a odontologia.

Melhor ainda é que hoje os apps são poderosos aliados da formação técnica. Nesse sentido, estudantes de odontologia só têm a ganhar ao apostarem no uso de ferramentas digitais para trilharem o caminho do aprendizado.

Por isso, confira a seguir 5 aplicativos para estudantes de odontologia.

 

1. RaioXtudy

Disponível para celulares Android, o aplicativo RaioXtudy é uma excelente ferramenta para o estudo e interpretação de radiografias. Apresenta uma interface direta, organizada e funcional, com um extenso banco de dados separado nos seguintes tópicos: Patologia, Anatomia e Alterações Dentárias.

Além disso, o app traz descrições bastante detalhadas das imagens, tem uma área em que os usuários podem interagir e ainda oferece ao estudante de odontologia exercícios para testar e fixar os conhecimentos.

 

2. Odontologia Medicamentosa

Odontologia Medicamentosa é outro app disponível para dispositivos Android, incluindo tablets, com funcionamento off-line. É um aplicativo simples cujo objetivo é oferecer ao usuário uma relação com os medicamentos mais utilizados por profissionais da odontologia, como analgésicos, anestésicos, anti-inflamatórios, sedativos e antibióticos.

Outra função interessante dessa ferramenta é que ela permite calcular a dose dos medicamentos de acordo com o paciente. Além disso, o app apresenta protocolos de atendimento para pacientes diabéticos, hipertensos, asmáticos, nefropatas (doença do rim) e gestantes.

 

3. Dental Patient Education

Ao contrário dos apps anteriores, o Dental Patient Education está disponível apenas para dispositivos iOS, preferencialmente iPad. O aplicativo apresenta uma visão em 360 graus da cavidade bucal e de todos os seus detalhes, incluindo gengivas, dentes, tecidos, músculos, nervos e vasos sanguíneos.

O usuário também pode acessar animações de procedimentos odontológicos, todas com narrações de voz. Na versão gratuita do app, é possível visualizar 12 destas animações. Já a versão paga é mais completa, com quase 200 animações de diagnóstico, cirurgia oral, prótese, prevenção, dentre outros.

 

4. BoneBox – Dental Lite

Disponível tanto para Android quanto para iOS, o BoneBox – Dental Lite oferece ao usuário uma projeção da boca humana em três dimensões, bem semelhante à proposta do app anterior. A ferramenta traz modelos anatômicos bastante detalhados.

Além disso, o aplicativo oferece ao estudante de odontologia a possibilidade de fixar seus conhecimentos por meio de um quiz dos nomes dos dentes.

 

5. Dental Simulator

Dental Simulator pode ser baixado em dispositivos Android e no computador. A proposta do aplicativo é oferecer uma simulação da cavidade bucal para que o estudante possa praticar cirurgias e outros procedimentos odontológicos, sendo ao mesmo tempo instrutivo e divertido.

Para cada procedimento, o usuário pode acessar conteúdos teóricos, vídeos clínicos em pacientes reais e um vídeo de simulação no próprio app. Também pode treinar a técnica pelo modo transparência, o qual não está disponível no modo simulação para que se aproxime o máximo possível do procedimento real.

O aplicativo é gratuito, mas o usuário tem a opção de adquirir procedimentos específicos, como a anestesia do nervo alveolar inferior e a anestesia infiltrativa local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *