Dicas para organizar os materiais utilizados na faculdade de odontologia.

Quando o assunto é organização, muitas ideias surgem à cabeça, pois afinal, existem diversas formas de organizarmos o nosso dia a dia. Se tratando da rotina de um estudante de odontologia, não é diferente. com os materiais.

Além de livros e materiais teóricos, existem também os instrumentos práticos — e que são muitos. Sabendo que cada disciplina requer materiais e instrumentos específicos, pode ser necessário investir em uma organização mais estratégica e eficiente acerca desses conteúdos.

Fazendo isso, o dia a dia do estudante de Odonto tende a ser muito mais otimizado e prático, facilitando ainda mais seus estudos práticos e teóricos. Deseja saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e conheça 6 dicas práticas para organizar seus instrumentos e materiais de odontologia de maneira eficiente e estratégica.

 

1. Utilize caixas organizadoras

A primeira dica que podemos ressaltar como método para organizar os materiais da faculdade de odontologia é, sem dúvidas, investir em pequenas caixas organizadoras, de preferência com tampa! Caso você não saiba, elas podem ser facilmente encontradas em lojas de utilidades, e o melhor de tudo, por preços extremamente acessíveis!

Depois de comprar suas caixas, está na hora de organizá-las por material, ou por categoria, dependendo do tamanho escolhido por você. Por esse motivo, não existe uma regra específica, o importante é que suas caixinhas estejam com informações precisas, fazendo com que você possa encontrar seus instrumentos e materiais de maneira rápida e prática.

 

2. Use e abuse de etiquetas

Para organizar ainda melhor os seus materiais, você pode investir em etiquetas para categorizá-los de forma mais enxuta. Se você deseja guardar unidades de materiais, ou guardá-los de acordo com a matéria, prática, cirurgia, e entre outros relacionados, o uso de etiquetas é indispensável nessas horas, pois conduz o estudante a ter atividades mais rápidas e práticas.

 

3. Organize seus materiais por disciplina

No decorrer do semestre na faculdade, diversas disciplinas práticas podem acabar acontecendo de forma praticamente simultânea. Sendo assim, pode ser essencial que você possua uma caixa apenas por disciplina de dentística, enquanto existe uma outra para estudos de cirurgia, endodontia, entre outros relacionados.

 

3. Cuidado com o seu jaleco

Não menos importante do que cuidar somente dos materiais e instrumentos de odonto, é também cuidar do seu jaleco, já que ele também é um instrumento de trabalho. Esse EPI (equipamento de proteção individual) acaba promovendo uma proteção eficiente durante os atendimentos e procedimentos odontológicos demandados durante a faculdade.

Além disso, um jaleco branquinho e arrumado também contribui com um profissionalismo, e dessa forma, é crucial que o estudante tenha plena consciência de cuidar constantemente de seu jaleco.

 

4. Maletas também são bem-vindas

Em geral, podemos perceber que é bastante comum que os universitários invistam em pequenas mochilas e maletas para carregar seus materiais e instrumentos, especialmente na parte prática na clínica. Bastante semelhante a uma mala de viagem, a maleta odontológica foi criada unicamente para transporte, proteção e organização de todos os materiais que são utilizados durante a faculdade.

Entretanto, a sua diferença está na questão de que ele possui diversos compartimentos, em que muitos deles podem ser personalizados de acordo com o tamanho, volume etc. Sem contar que é bastante leve e super fácil de ser transportada. Em média, o curso de Odontologia dura 5 anos, ou seja, serão 10 semestres para enfrentar.

E como cada período exige novos instrumentos e materiais, nada mais útil do que uma maleta para fazer esse transporte de maneira segura e leve para o estudante.

 

5. Atente-se ao seu kit acadêmico

Caso você não saiba, o kit acadêmico costuma ser aquele conjunto de materiais e instrumentos superimportantes, e que provavelmente irão te acompanhar depois de sua graduação. Pensando nessa possibilidade, pode ser crucial separar o seu kit, para que seus instrumentos não se desgastam, ou não sejam perdidos.

Materiais de odonto são caros, e sabendo que muitos deles serão utilizados quando o profissional já estiver habilitado para clinicar, nada mais estratégico do que dispor de um kit para preservar esses materiais.

Gostou das dicas citadas acima? Sem dúvidas, obter um planejamento e organização eficiente em instrumentos e materiais de odontologia torna a vida do estudante ainda melhor. Afinal, eles tendem a lidar com atividades sérias, e que exigem bastante atenção e concentração durante seus exercícios. Por esse motivo, é crucial que tudo esteja em seu devido lugar durante os procedimentos.

Portanto, agora que você já sabe as melhores dicas para organizar seus materiais odontológicos, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nossos kits saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *