Vamos falar com sinceridade: ser mãe não é fácil. Os pequenos preenchem a vida das mamães de maneira singular, e o amor por eles é incondicional, mas os desafios da maternidade são inegáveis. Nem tudo é um mar de rosas, e só quem cuida de uma criança sabe as dores e as delícias que permeiam um dia a dia por vezes cansativo, mesmo que compensador.
Neste artigo, listamos os principais desafios da maternidade e, ao final, mostramos como é possível vencê-los e manter o equilíbrio. Confira!
Acompanhar todo o desenvolvimento da criança
Acompanhar o progresso dos pequenos é um desafio e tanto e que acontece desde que eles estão na barriga das mamães. A preocupação com o peso do bebê, com os nutrientes ingeridos para garantir que tenham um desenvolvimento adequado, os receios da hora do parto… E depois do nascimento, essas preocupações dão lugar a outras tantas.
O medo de que os filhos fiquem para trás, em comparação com outras crianças, é gigante, não é mesmo? Mas o que muitas mamães esquecem é que cada criança tem seu próprio tempo e se desenvolve em um ritmo diferente das outras. Comparar nunca é a melhor saída.
Educar o pequeno da melhor maneira
Educar os pequenos, especialmente nos primeiros anos de vida, é uma baita tarefa, não é mesmo? Logo cedo, precisamos impor limites e mostrar a eles que as coisas não são conquistadas na base do choro e do grito.
Assim, sugerimos que, sempre que tiver que dizer não, explique o motivo. Converse com seu filho! Manter um diálogo honesto é sempre a melhor solução, tanto para você como para seu filho.
Conseguir ter uma carreira de sucesso
Sem dúvidas, manter uma carreira de sucesso é um dos principais desafios da maternidade. A mulher tem que lidar com julgamentos vindos da sociedade, da própria família e, às vezes, com a culpa interna que carrega por ter que voltar a trabalhar tão cedo. Não é fácil, definitivamente.
Nesses casos, vale a pena ter uma conversa franca com o parceiro para decidir o que é melhor para todos. Esqueça um pouco o que os outros dizem e foque no bem-estar da família e, especialmente, do pequeno.
Por fim, aqui vai uma dica de ouro: a preocupação excessiva não vai ajudar você em nada. Na verdade, ela só tende a atrapalhar. Quando você menos esperar, seu filho terá realizado coisas incríveis, assim como você. Afinal de contas, a maternidade não deve impedir você de realizar seus sonhos.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, confira, abaixo, algumas dicas para aliviar o estresse e vencer os desafios da maternidade:
- tenha um tempo só para você: leia um livro, faça uma caminhada ou vá ao shopping, não importa. Reserve um tempo para fazer coisas boas por você;
- mantenha as amizades: amigos fazem toda a diferença. Mantenha-os por perto e, sempre que possível, converse sobre coisas alheias à maternidade;
- aceite ajuda: não há problemas em não conseguir dar conta de tudo. Saiba que isso é normal e, sempre que precisar de ajuda, conte com seu companheiro, familiares e amigos.
Esse foi nosso conteúdo sobre os desafios da maternidade! Como pode ver, as adversidades podem ser contornadas. Basta incentivar o pequeno sempre, ser paciente e respeitar o tempo da sua criança. E, sobretudo, cuidar de você, aceitando ajuda sempre que necessário.
Gostou de saber sobre os principais desafios da maternidade? Então aproveite para assinar a nossa newsletter agora mesmo e receba mais conteúdos especiais diretamente em sua caixa de e-mail!
Deixe um comentário