mães no mercado de trabalho

Mães no mercado de trabalho: conheça alguns desafios e como superá-los

Uma pesquisa divulgada em maio de 2019 demonstrou que 30% das mães do mercado de trabalho deixam as suas funções por causa dos filhos. Isso acontece porque surgem dificuldades para conciliar a rotina profissional com a maternidade.

É preciso encontrar uma creche de confiança para deixar a criança, ter tempo para levá-la a consultas médicas e ajudar em atividades importantes para o seu desenvolvimento. Você também encara esses desafios para trabalhar?

Saber como enfrentá-los é fundamental para ter tranquilidade no dia a dia e conseguir se dedicar aos filhos. Neste post, preparamos algumas dica para auxiliar nessa tarefa. Confira!

Planeje a sua rotina

Um bom planejamento para a rotina ajuda a lidar com toda as tarefas. Quando você não tem todas as tarefas organizadas, as chances de esquecer compromissos ou ter problemas com os horários são maiores.

Isso também traz benefícios para a criança, que saberá o que esperar e isso evita que ele desenvolva problemas com a ansiedade. Outro benefício é que, com o tempo, o seu filho se acostumará a cumprir as tarefas em sequência.

Contudo é importante lembrar de separar um tempo para você mesma. Tente ter um tempo livre, no mínimo, uma vez por semana para ver amigos, fazer compras, ir passear ou cuidar de si.

Conte com auxílio familiar

É bastante comum que a maternidade faça com que a mulher sinta que tem a obrigação de assumir todas as responsabilidades: cuidar dos filhos, arrumar a casa, trabalhar e ter seu próprio dinheiro. Essa situação é familiar?

Um dos principais desafios das mães no mercado de trabalho é entender a importância de ter suporte de seus parceiros, familiares e amigos. Tenha em mente que dividir as responsabilidades não é um problema, muito menos motivo para sentir vergonha ou pensar que você falhou.

O suporte familiar é natural e, no caso do pai da criança, uma obrigação. Quando as crianças já estão maiores, elas também podem cumprir algumas atividades simples para assumir algumas tarefas domésticas e manter a casa organizada.

Veja se é possível adotar o home office

Ficar longe dos filhos, sem dúvidas, é um dos principais desafios da maternidade, principalmente nos primeiros anos. Exatamente por isso, uma alternativa adotada por várias mães é a busca por vagas de trabalho home office.

Principalmente com a regulamentação desse modelo de contrato com a reforma trabalhista, a oferta de vagas cresceu e pode ser uma ótima oportunidade para facilitar a sua rotina.

Além disso, para não precisar lidar com empregadores e as limitações que um trabalho com carteira assinada pode trazer, várias mães aproveitam a oportunidade para empreender e ter seu próprio negócio, a fim de ter mais liberdade e autonomia.

Pronto! Depois de conhecer os principais desafios das mães no mercado de trabalho e como superá-los, deu para perceber que você não está sozinha, não é mesmo? Então aplique as nossas dicas e aproveite os benefícios de conciliar de modo saudável a rotina profissional com a dedicação aos filhos.

Gostou do conteúdo? Se você tem alguma dúvida, dica ou experiência para compartilhar sobre o assunto, deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *