Veja quais são as principais doenças infantis e como preveni-las

O sistema imunológico das crianças é parcialmente imaturo até os quatro anos. Com o tempo, elas vão aumentando a imunidade, porém, no geral, a infância é marcada por febre, infecções e preocupação por parte dos pais. Afinal, é nessa fase que surgem as principais doenças infantis.

A maturidade do sistema de defesa humano se estabelece na pré-adolescência, por volta dos 12 anos, quando o indivíduo já tomou grande parte das vacinas e se expôs bastante a diferentes condições ambientais.

Para proteger as nossas crianças, é importante conhecer as principais doenças infantis e saber como preveni-las. Confira!

Catapora

A catapora é uma doença viral altamente contagiosa, muito comum em crianças no período entre o inverno e a primavera. Os sintomas são bolhas e lesões na pele, cansaço, febre, perda de apetite, irritação e mal-estar.

O contágio acontece por contato com saliva contaminada (tosse ou espirro) e com o líquido das bolhas que se espalham pelo corpo. A principal forma de prevenir a doença é por meio da vacinação.

Otite

A otite é uma infecção no ouvido médio muito comum em bebês de até três anos. Geralmente, a doença tem origem em uma inflamação na garganta. Além da dor intensa, a otite causa febre, perda de apetite, náuseas, dificuldade para dormir e, em alguns casos, presença de fluidos no ouvido.

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios. Para prevenir a doença, é recomendável evitar a umidade no ouvido, usar touca ou protetores auriculares para nadar e não fazer uma limpeza excessiva da região.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral transmitida pela saliva dos indivíduos contaminados. É muito comum nas crianças, principalmente porque elas têm o costume de levar objetos e mãos à boca com frequência.

Os sintomas são erupções na pele, manchas brancas no rosto, coriza, conjuntivite, cansaço e tosse. O tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos, alimentação leve, ingestão de água e limpeza dos olhos com soro fisiológico. Por ser uma doença iminentemente grave, é muito importante proteger gestantes e crianças na primeira infância por meio da vacinação.

Gripes e resfriados

O resfriado é uma infecção viral comum nas épocas frias e secas do ano, como no inverno. Ele atinge o trato respiratório superior, afetando principalmente o nariz e a garganta. Já a gripe é um pouco mais séria e atinge os pulmões e as vias aéreas.

Os principais sintomas são tosse, febre, coriza, mal-estar e desânimo. Para evitar as doenças, é necessário incentivar a criança a se alimentar bem, beber bastante água e vaciná-la contra a gripe. Fazer lavagens no nariz com soro fisiológico também ajuda a aliviar os sintomas e prevenir o problema.

A infância é uma fase de aprendizados e descobertas. Também é um período da vida em que o corpo ainda está em desenvolvimento e o sistema imunológico está exposto a muitos perigos do ambiente externo. Por isso, os pais devem ter atenção, conhecer e entender as principais doenças infantis para evitar que os pequenos corram riscos.

Gostou das informações e quer continuar recebendo conteúdos relevantes? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *