alimentação na infância

Alimentação na infância: como ensinar seu filho a comer bem?

Cuidar da alimentação na infância é essencial para o correto crescimento da criança. Consumir alimentos saudáveis previne infecções, ajuda a manter a boa qualidade de vida e favorece o desenvolvimento físico e intelectual dos pequenos.

O consumo de alimentos industrializados (como refrigerante, macarrão instantâneo, sorvete e sucos não naturais), especialmente nos primeiros anos de vida, pode comprometer as funções motoras e mentais da criança. Além disso, o mau hábito alimentar diminui a proteção imunológica e pode desencadear processos alérgicos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a importância da alimentação na infância e dar dicas para você ensinar seus filhos a comerem melhor. Aproveite!

Deixe o prato colorido

Uma alimentação completa e saudável deve conter quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras boas, além da presença de vegetais e frutas para fornecer vitaminas e minerais. Uma refeição saudável apresenta uma grande variedade de grupos de alimentos com diferentes cores.

Quanto mais colorido o prato, mais rico ele é, em termos de nutrientes. Além disso, alimentos coloridos tornam o momento de se alimentar mais atrativo. A partir dos seis meses, o bebê já se torna muito sensorial e gosta de cores que chamem a atenção.

Um prato com arroz, feijão, brócolis, cenoura e outros alimentos é um convite para que as crianças tenham vontade de comer. Variar as opções também é muito importante, por evitar a monotonia alimentar e apresenta novos sabores ao paladar infantil.

Faça da refeição um momento especial

Os alimentos ficam ainda mais apetitosos quando estão bem-arrumados e com toda a família reunida. Participar das refeições com os pequenos faz com que eles sejam estimulados a comer bem.

A dica é envolver as crianças no preparo da refeição. Torná-las parte do processo faz com que se sintam necessárias e importantes. Assim, além de melhorar a autoestima dos pequenos — pois ficam orgulhosos do trabalho —, eles não vão se recusar a comer.

Outro ponto legal é compartilhar histórias durante o jantar. Aproveite o momento para contar como foi o dia, perguntar como a criança se sente e o que gostaria de fazer no final de semana. Pergunte, também, o que ela está achando da comida e como poderia deixá-la ainda mais gostosa.

Estabeleça horários e sirva refeições na mesa

Estabelecer uma rotina alimentar em casa faz bem tanto para o metabolismo das crianças quanto dos adultos. Além disso, o hábito cria um ambiente saudável na vida dos pequenos, fazendo com que eles se sintam mais seguros e confortáveis.

Também é importante que as refeições sejam feitas à mesa, e não em frente à televisão ou na cama. Restringir o uso de aparelhos eletrônicos e brinquedos nesse momento também é necessário, pois podem distrair as crianças e trazer diversos resultados negativos na hora de comer.

Um ponto importante a entender é que a alimentação na infância é influenciada pelos hábitos alimentares dos pais. Por isso, é importante que a família dê o exemplo para as crianças. Opte sempre por consumir alimentos saudáveis e ofereça para os pequenos, como forma de educá-los a comer melhor.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras mamães a melhorar a alimentação dos filhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *