Afinal, quando procurar um psicólogo infantil? Observe 3 sinais

O desenvolvimento da criança envolve inúmeros desafios. Apesar de ser uma fase geralmente lembrada pela alegria, não é raro que os pequenos vivam momentos complicados. Por isso, é importante saber quando procurar um psicólogo infantil.

Decidir buscar a ajuda de um profissional nem sempre é simples. Afinal, a maioria das crianças não consegue comunicar suas emoções e conversar facilmente sobre o que está passando.

Dessa forma, é preciso ficar atento a alguns sinais. Leia este post para aprender a identificá-los!

O que um psicólogo infantil faz?

É necessário começar abordando um pouco sobre a atuação do psicólogo infantil. Nos últimos anos, o preconceito vem diminuindo e o trabalho desse profissional é cada vez mais necessário. Entretanto, ainda existem pessoas que associam a terapia apenas a casos de transtornos mentais — o que é um erro!

Claro que psicólogos são essenciais para pessoas que enfrentam questões mais delicadas, como depressão ou transtorno de ansiedade, por exemplo.

A terapia também é muito útil em diversas outras situações. Quando se fala do atendimento a crianças, ela pode ajudar a tornar o processo de crescimento mais saudável e tranquilo.

A terapia infantil funciona prioritariamente por meio das brincadeiras e atividades lúdicas, se transformando em um espaço agradável para a criança. Enquanto brinca junto, o psicólogo consegue perceber as dificuldades que ela enfrenta na vida e, dessa forma, ajudá-la a passar por isso.

Outra função muito interessante do psicólogo infantil é a orientação aos pais. Muitas vezes, a família se sente perdida em relação a como ajudar ou lidar com a criança. Por isso, contar com o suporte de um profissional especializado é bastante vantajoso.

Quando procurar um psicólogo infantil?

Agora você já sabe o que um psicólogo infantil faz. Mas, afinal, quando é hora de buscar essa ajuda?

Como falamos, dificilmente uma criança consegue expressar as angústias que está vivendo. O mais comum é que elas se traduzam esse sentimento através do comportamento. Confira três indicativos de que é hora de entrar em contato com um psicólogo.

1. Mudanças significativas no comportamento

Por ainda estar com sua maturidade emocional em desenvolvimento, as crianças são muito afetadas pelo que vivem. Isso quer dizer que medos, preocupações, tristezas e outros sentimentos negativos geram consequências na rotina e no comportamento dela.

Então, se você nota mudanças comportamentais significativas em uma criança, principalmente em um curto período, esse é um sinal de alerta!

Alguns exemplos são: deixar de gostar de atividades que adorava, recusar-se a ir para ambientes que fazem parte da rotina, mudar os hábitos de sono ou alimentação, entre outros.

2. Agitação ou agressividade

Outro indicativo para saber quando procurar um psicólogo infantil é quando a criança aumentar seu grau de agitação, teimosia ou agressividade. Esses são sintomas comuns quando os pequenos passam por emoções que eles não conseguem elaborar bem.

São consequências associadas, por exemplo, à separação dos pais, à morte de alguém amado, a mudanças bruscas na rotina, à vivência de situações de violência, desenvolvimento de medos e fobias etc.

3. Dificuldades de aprendizagem

Os resultados da criança na escola são outros sinais que merecem atenção especial dos adultos. É esperado que experiências difíceis no aspecto emocional reflitam na aprendizagem.

Por isso, um rendimento muito menor do que o habitual pode ser um sinal vermelho e uma indicação de que é hora de procurar um psicólogo infantil.

Além da dificuldade de aprendizagem, regressões também podem ocorrer diante de um momento difícil. É o caso de crianças que voltam a fazer xixi na cama ou a ter comportamentos desagradáveis quando ganham um irmão.

Esses são alguns motivos que lhe mostram quando procurar um psicólogo infantil. Contar com a ajuda da terapia faz toda a diferença para superar os problemas e garantir o bem-estar para as crianças.

E então, este post ajudou você? Assine nossa newsletter para acompanhar outros conteúdos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *