brincadeiras educativas para as férias

Hora de brincar! Veja 5 brincadeiras educativas para as férias

Com a chegada das férias de fim de ano é preciso pensar em brincadeiras educativas para ocupar o tempo das crianças. Durante o ano letivo, as famílias têm uma rotina corrida e, por vezes, acabam deixando de lado momentos lúdicos e de brincadeiras. Por isso, as férias são os melhores momentos para estreitar laços familiares e propor novas opções de entretenimento.

Quando a família não viaja durante o recesso de folga, é comum que os pais enfrentem dificuldades para gerenciar o tempo livre das crianças. Afinal, enquanto os adultos querem descanso, os filhos procuram novas atividades.

Pensando nisso, separamos algumas opções educativas para propor durante as férias. Confira!

Qual a importância das brincadeiras educativas para os filhos?

Por meio das brincadeiras educativas é possível estimular a socialização, a autonomia e entendimento dos pequenos sobre regras. Além de serem passatempos interessantes, essas ações desenvolvem as habilidades e capacidades das crianças.

Além disso, ao proporcionar brincadeiras lúdicas em família, os filhos passam menos tempo na frente da televisão e computadores e estreitam a relação com a família.

Outro fator a ser destacado é a importância de manter uma rotina mesmo nos dias de folga. De fato, o período de férias é para o descanso, mas as crianças precisam ter uma rotina, mesmo que seja de brincadeiras, para que não se sintam ociosas e consigam gerenciar o tempo.

Portanto é interessante criar um planejamento de férias junto com a criança, pedindo ajuda e sugestões do que ela recomenda que seja feito em cada momento do dia.

Quais as opções de brincadeiras lúdicas?

Há diversas brincadeiras que podem ser propostas durante as férias, mas é interessante buscar opções que sejam divertidas e também estimulem outras habilidades das crianças. Veja algumas a seguir!

1. Colagem e pintura

Fomentar a colagem e pintura é uma forma de estimular a criatividade. É comum que muitas crianças não saibam fazer colagem e pintura, pois desde novas utilizam celulares para atividades de entretenimento.

Por isso, criar momentos de corte e pintura é importante. Dessa forma, seu filho poderá se sujar, brincar, misturar cores, aprender a cortar e criar novos objetos a partir de tintas e recortes.

2. Encenação de teatro

Que tal montar uma releitura de uma peça e encenar para os familiares? Essa atividade ajuda no pensamento lógico da criança, que deverá entender e construir um início, meio e fim de uma história. Essa atividade também ajuda na socialização e compreensão das emoções por meio de um personagem ou situação proposta.

3. Aprender a cozinhar

Estimular a criança a se interessar pela cozinha desde cedo é uma maneira de fazer com que ela coma melhor, afinal, ela está vendo e entendendo toda a produção do que ela come e como é importante se preocupar com o preparo dos alimentos.

Além disso, também é possível fazer exercícios lúdicos, conversando com a criança e pedindo que ela cite um alimento com cada letra do alfabeto, por exemplo. É claro que as atividades de cozinha devem ser supervisionadas pelos adultos, mas as crianças não devem ter medo ou desconhecer os processos que envolvem os alimentos.

4. Desenho maluco

Outra brincadeira educativa para as férias é o desenho maluco. Nessa atividade, as crianças são estimuladas a terem bastante imaginação e criatividade. Cada uma recebe uma folha e deve começar desenhando a cabeça de um boneco. Depois, a folha deve ser dobrada e outra criança deve dar sequência ao desenho, fazendo os braços, pernas, dobrando e passando adiante. Ao final, quando os papéis são abertos, os filhos visualizam o desenho maluco que criaram e devem tentar descobrir quais partes foram feitas por eles.

5. Faça uma árvore genealógica da família

Por fim, as crianças podem fazer uma árvore genealógica da família. Essa atividade estimula a curiosidade da criança com o passado e faz com que ela entenda a história da família, lugares pelos quais os avós e bisavós passaram, forma como os pais se conheceram e motivos que fizeram os parentes se mudarem para outras cidades.

Portanto podemos concluir que há várias atividades e brincadeiras educativas que podem ser realizadas nas férias e que ajudarão as crianças a gerenciar o seu tempo e estreitar os seus laços com os familiares.

Gostou do nosso conteúdo? Quer mais dicas sobre a criação de seus pequenos? Então aproveite para complementar a sua leitura e entenda melhor sobre o uso de celulares pelas crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *