briga entre irmãos

Briga entre irmãos: saiba como lidar com desentendimentos em casa

Pais com mais de um filho sabem que briga entre irmãos é algo comum. Muitas vezes as crianças precisam dividir brinquedos, o quarto e a atenção dos pais, e, dependendo da inteligência emocional dos pequenos, as disputas ficam acirradas, pois eles ainda não conseguem lidar com esses sentimentos controversos.

Quem tem mais de um filho, certamente, já ouviu a frase ” Mãe, olha o que ele fez!” ou já se deparou com brigas, discussões, manhas e choros, por motivos bobos entre irmãos. Independentemente da idade, esses embates podem ocorrer ao longo da vida e, caso os pais não intercedam, a situação pode ficar complicada ou um filho pode se sentir deixado de lado.

Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas que vão ajudar nesse momento. Confira!

Como lidar com as brigas entre irmãos?

Nas situações de conflitos, é normal que os genitores se sintam culpados por não conseguirem evitar as brigas e por fracassarem ao tentar chegar a uma solução. Mas fique calmo, pois há meios de lidar com isso. Veja as nossas dicas.

Mantenha uma postura calma

Em meio ao choro, discussão e confusão generalizada, os pais precisam ser responsáveis e assumir uma postura calma para entenderem o problema e acalmar os ânimos das crianças. Gritar e se descontrolar não educa e deixa os filhos intimidados.

Saiba a hora de intervir

Ao menor sinal de confusão, é quase incontrolável a vontade de botar a ordem na casa e encerrar a discussão. Mas, por vezes, essas brigas são importantes para a evolução emocional das crianças. Assim, saiba a hora certa de intervir e deixe que as crianças tentem resolver os conflitos por conta própria.

Não escolha um lado

É comum que os responsáveis tentem proteger o menor ou o mais fraco, mas entenda que isso é uma armadilha. Mesmo se o mais velho tiver razão, é importante que os pais consigam arbitrar os embates sem demonstrar a escolha de um lado. As ideias e atitudes devem ser criticadas, mas nunca se deve criticar o filho diretamente.

Nesse momento, os pais devem agir como mediadores, que escutam ambos os lados, ponderam as ideias e propõem atitudes. Além disso, nunca se deve punir coletivamente, pois um filho pode se sentir triste e injustiçado e o outro compensado pelo erro.

Proponha acordos e diálogos

Depois de mediar a briga, é hora de propor acordos e diálogos. Caso os pais imponham uma punição sem conversar com os filhos, eles não entenderão os conceitos de certo e errado, não aprenderão a conviver com as diferenças e, provavelmente, cometerão os mesmos erros.

Busque soluções em conjunto para mitigar o problema. Se a briga começou pelo uso do videogame, os pais devem estabelecer a ordem de uso do jogo e um tempo igual para cada filho. Mas, se mesmo assim as regras forem desrespeitadas, os pais não devem abrir mão dos castigos e punições.

Qual a importância de ensinar os filhos a lidar com as emoções?

Para que as crianças se tornem adolescentes maduros e responsáveis, é preciso que eles aprendam a lidar com frustrações e desafios desde cedo, e as brigas com irmãos são situações que demandam esse tipo de atitude.

Tente estimular a empatia nos filhos, sugerindo que eles se coloquem no lugar do outro. Isso ajudará a criança a entender outros pontos de vista e a compreender a importância de ceder em alguns momentos da vida.

Portanto a briga entre irmãos é algo normal para casas com mais de um filho, mas não deve se tornar rotina. O objetivo deve ser extrair algo de bom dessas situações, promovendo nas crianças o sentimento de compartilhamento e concessão.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais e ajude outros pais a lidarem com esses acontecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *