Como ensinar organização para crianças? Veja o passo a passo!

É importante ensinar organização para as crianças desde cedo. Sabemos que, na infância, é importante que as crianças tenham momentos de estudo e lazer. Porém, com o passar dos anos, elas também precisam aprender sobre organização e responsabilidade.

Com as regras, as crianças podem compreender sobre limites e obrigações, tornando-se indivíduos mais independentes no futuro. Por isso, quanto antes essas tarefas forem ensinadas, melhor será para pais e filhos.

Se você tem interesse nesse tema, veja, neste post, o passo a passo para ensinar organização para as crianças!

Qual é a importância de ensinar organização e disciplina desde a infância?

Ensinar e disciplinar as crianças não é uma tarefa simples, não é mesmo? Contudo, é preciso criar esse hábito para que os seus filhos cresçam e se desenvolvam entendendo sobre limites e responsabilidades.

Veja algumas atividades que as crianças podem desenvolver, de acordo com a idade:

  • 2 a 3 anos: as crianças podem guardar os brinquedos e sapatos, tirar o prato da mesa, tirar e colocar a própria roupa e auxiliar os pais em pequenas tarefas;
  • 4 a 5 anos: os pequenos podem colocar as roupas do cesto dentro da máquina de lavar, regar as plantas e ajudar a tirar o pó dos móveis;
  • 6 a 8 anos: as crianças podem ajudar lavando a louça, e guardando as próprias roupas e materiais escolares;
  • 9 a 11 anos: a criança já tem habilidade de fazer o seu próprio lanche, arrumar a cama, ajudar no preparo das refeições e seguir os prazos das tarefas escolares;
  • 12 a 14 anos: elas podem fazer a lista do mercado, separar as contas para pagar, cuidar das plantas e limpar o próprio quarto.

Como ensinar organização para as crianças?

Crie um rotina com o seu filho

As crianças, principalmente, as menores têm uma relação de tempo e espaço diferente da dos adultos. Por isso, a melhor forma de ensiná-las é criando uma rotina e explicando o que deve ser feito em cada momento do dia ou da semana.

Por exemplo, explique para o seu filho que é importante chegar em casa e tirar os sapatos, pois eles estão sujos. Assim, toda vez que ele chegar em casa, vai se lembrar de tirar o sapato e colocá-lo no local apropriado.

Mostre como as coisas devem ser arrumadas

Outra dica é ensinar pelo exemplo. Não adianta mandar o seu filho preparar o próprio lanche, arrumar a cama ou se vestir sozinho, se você não tiver passado instruções claras de como deve ser feito. Dessa forma, no início, a melhor dica é acompanhar todas as atividades até que a criança consiga desenvolvê-las sozinha.

Delegue tarefas domésticas

As crianças podem ajudar nas tarefas domésticas. É claro que elas não devem ter grandes obrigações, mas delegar tarefas simples, relacionadas principalmente aos hábitos, é importante — como ser responsável por arrumar a própria cama e organizar o quarto e os seus brinquedos.

Além disso, nada impede que elas também auxiliem nas atividades de limpeza da casa. Isso ajudará no desenvolvimento pessoal do indivíduo, para que ele entenda que é importante ajudar e ter responsabilidades.

Utilize brincadeiras para ensinar

A melhor maneira de ensinar é transformando momentos de obrigações em algo lúdico. Se a criança se sentir obrigada a realizar as ações, essas atividades estarão sempre ligadas a um momento ruim. Portanto, faça competições de quem arruma o quarto primeiro ou quem monta o sanduíche mais bonito. Ela se sentirá desafiada e, ao mesmo tempo, estará aprendendo.

Percebemos, neste texto, que ensinar a organização para crianças é fundamental para que elas cresçam mais responsáveis e com limites. É preciso, contudo, observar os limites de imposição para não ser muito rigoroso nem permissivo demais — e acabar tendo que fazer as tarefas por elas.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para ler mais sobre a importância da rotina na vida das crianças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *