tarefas-escolares-etiquetas-e-adesivos

Tarefas escolares: qual o papel dos pais na execução das atividades?

Os pais exercem um papel essencial na execução das tarefas escolares dos filhos, afinal, esse suporte auxilia no desenvolvimento e no aprendizado da criança. Mas você sabe, realmente, como agir nessas situações?

Apesar de entender a importância de sua participação na execução das atividades, muitas vezes os pais sentem dificuldades em compreender qual o seu papel e quais os limites da sua intervenção nesse momento.

Exatamente por isso, preparamos este conteúdo para explicar como auxiliar os filhos na execução das tarefas escolares. Confira!

Ofereça um local apropriado para as tarefas escolares

Um ambiente adequado para os estudos é essencial para que a criança consiga manter o foco nas tarefas escolares e tenha conforto durante a atividade. Alguns itens importantes são:

  • mesa e cadeira confortáveis;
  • iluminação de qualidade;
  • limpeza do ambiente;
  • organização dos materiais.

Aproveite para pedir que seu filho ajude a arrumar esse espaço e mantê-lo sempre limpo. Assim, além de auxiliar nas tarefas, você também o ajudará a compreender a importância da organização e incluir essa atividade em sua rotina.

Fixe um horário de estudos constantes

Já que falamos em rotina, você sabia que quando o cérebro se acostuma com determinadas atividades, ele consegue melhorar a concentração e potencializar o aprendizado? Portanto, vale a pena definir horários certos para os estudos, para que a criança crie o hábito de estudar e fazer tarefas.

O ideal é definir sempre o mesmo horário — por exemplo, após retornar da escola, lanchar e tomar banho. Com o tempo, ela se dedicará à escola nos períodos definidos mesmo sem a intervenção dos pais, já que isso fará parte da rotina.

Uma grande vantagem dessa prática desde a infância é que ela terá mais facilidade para lidar com as horas de estudo necessárias quando crescer, melhorando o desempenho escolar.

Supervisione e motive seus filhos

Nem sempre os filhos conseguem acompanhar as tarefas do colégio, o que gera esquecimentos e pode prejudicar o seu desempenho. Por isso, os pais precisam supervisionar as atividades enviadas, verificando as anotações dos professores e a agenda escolar.

Aqui, vale aproveitar a oportunidade para ensinar como acompanhar as suas obrigações, organizar a rotina e a importância de fazer o que o professor pede. Incentive os momentos de estudo mesmo quando não houverem atividades escolares, para que a criança crie o hábito.

Uma ótima dica é a criação de um quadro de incentivo. Conforme a criança cumpra ou não as tarefas, o mural é atualizado. Ao final da semana, os pais podem oferecer alguns agrados para incentivá-la a realizar todas as atividades indicadas. E não se esqueça dos elogios para valorizar os acertos dos filhos, para que eles fiquem mais motivados.

Esteja disponível para esclarecer dúvidas das tarefas escolares

É comum que as crianças tenham dúvidas e dificuldades na execução das atividades escolares, porém, é preciso ter atenção para não acabar fazendo tudo sozinho.

O papel dos pais é esclarecer dúvidas, dar exemplos ou mostrar como fazer as coisas. No entanto, é fundamental deixar que seus filhos façam as tarefas sozinhos. Indique a existência de erros e onde ele pode melhorar, mas permita que ele tente novamente, até que compreenda e acerte.

Além disso, existem algumas atividades que podem exigir uma intervenção maior dos pais. Em geral, os próprios professores fazem essa indicação, porém, caso tenha dúvidas, utilize os canais de comunicação do colégio para esclarecê-las. Lembre-se de que o suporte é importante, contudo, é fundamental que a criança tenha autonomia para melhorar o aprendizado.

Esperamos que essas dicas ajudem a criar uma rotina adequada para ajudar as crianças nas tarefas escolares, sempre garantindo o suporte necessário para potencializar o aprendizado e o desenvolvimento.

Se você gostou deste post e quer mais dicas para auxiliar os seus filhos no dia a dia do colégio, aprenda como organizar o material escolar da melhor forma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *