jogos de alfabetização

Jogos de alfabetização, qual a importância para a criança?

Você conhece os jogos de alfabetização?

Aprender a ler é um dos processos mais complexos no desenvolvimento de uma criança. Por isso, não é incomum que essa fase gere algum nível de pressão ou angústia tanto no pequeno quanto em sua família.

Mas não precisa ser assim! É possível tornar a aprendizagem divertida por meio dos jogos de alfabetização. Utilizar a brincadeira é uma ótima estratégia para motivar a criança nas tarefas escolares e impulsionar o desenvolvimento da leitura.

Então, que tal saber mais sobre o assunto? Confira as informações que trouxemos neste post e tenha bons momentos com seu filho!

Entenda como os jogos de alfabetização podem ajudar no aprendizado

Geralmente, é mais fácil aprender conteúdos quanto estamos interessados e eles são apresentados de maneira dinâmica, certo? Se isso acontece com adultos, é ainda mais importante quando se trata de crianças. Afinal, uma das principais linguagens da infância é a brincadeira.

Os principais teóricos da educação, como Piaget, defende o papel da ludicidade no desenvolvimento das crianças. A partir de jogos e brincadeiras elas entendem o mundo, exercitam a criatividade e aprendem conteúdos complexos de maneira prazerosa.

Com a alfabetização não poderia ser diferente, já que a leitura e a escrita estão presentes em tudo o que fazemos. Ou seja, há diversas oportunidades para que seu filho aprenda a ler e escrever de forma divertida — tendo contato com livros infantis e com jogos de alfabetização, por exemplo.

Veja exemplos de jogos de alfabetização

Existem muitos jogos disponíveis no mercado. É possível comprar exemplares de tabuleiro, baixar aplicativos no celular ou tablet e até mesmo fazer as suas próprias versões em casa com material simples (como papelão ou cartolina). Conheça agora algumas opções!

Jogos de montar palavras

Esse tipo de jogo apresenta cartas com letras ou sílabas para que o participante monte palavras. As crianças maiores, já em processo de alfabetização, provavelmente terão facilidade para juntar as cartas.

Já para crianças menores, é interessante incluir imagens no jogo ou orientar sobre as palavras que ela deve tentar montar. Assim, a brincadeira fica mais fácil e divertida!

Caça-palavras

Nesse jogo, a criança não vai montar palavras por conta própria, mas encontrá-las no meio de letras embaralhadas. Mais uma vez, adicionar imagens para ajudar seu filho a saber o que procurar é interessante.

A sua participação identificando letras ou sílabas com ele também é uma maneira de ajudar na brincadeira e na aprendizagem.

Stop

Também chamado de adedonha em algumas regiões do país, esse jogo consiste em citar palavras que se encaixam em algumas regras: um animal com a letra F, por exemplo. Este jogo estimula a memória da criança e auxilia na alfabetização, pois é uma oportunidade do adulto mostrar a ela como se escreve.

Saiba como envolver a criança nos jogos

Como falamos, existem muitas opções de jogos de alfabetização para você usar com seu filho. Entretanto, é importante seguir alguns cuidados para manter esse momento divertido. Um deles é procurar por brincadeiras que seja do interesse da criança.

Outra dica é criar o hábito de reunir a família para vocês brincarem juntos. Assim, além da aprendizagem, você tem também um tempo de qualidade para se divertir com as crianças. Isso diminui a pressão de aprender a ler e torna a atividade mais significativa.

Lembre-se de que ensinar crianças de maneira divertida é sempre a melhor forma de ajudar no desenvolvimento delas. Logo, os jogos de alfabetização são ótimas estratégias para impulsionar a aprendizagem!

E então, este post trouxe boas ideias para você? Que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *