organizar-material-escolar

Saiba como organizar material escolar e outros objetos da melhor forma!

Com a volta às aulas, sempre surge uma preocupação entre os pais: como organizar o material escolar? Nessa fase, a criança conta com vários brinquedos, cadernos e livros, além de tantos outros objetos de uso recorrente. Em meio a tudo isso, manter todos os itens da escola arrumados vira uma tarefa complicada.

Depois de comprar os materiais, eles até permanecem organizados por um tempo. Porém, logo que as aulas se iniciam, começam a ficar desorganizados, espalhados por toda a casa ou, até mesmo, misturados com outras coisas, não é mesmo?

Não precisa se preocupar: isso é normal e não acontece só com você! No entanto, como a organização é muito importante, existem algumas maneiras de evitar a bagunça. Não sabe nem por onde começar? Então, confira as dicas que separamos neste post!

Seja um exemplo

As crianças tendem a refletir os hábitos das pessoas com quem convivem. Por essa razão, é muito difícil esperar que os filhos mantenham seus materiais arrumados, se os próprios pais demonstram, cotidianamente, desorganização e descuido com os pertences pessoais ou objetos da casa. Em outras palavras, não faz muito sentido exigir deles aquilo que você mesmo não pratica, não é mesmo?

É claro que os pais não precisam se sentir culpados se, de vez em quando, esquecerem de guardar os seus sapatos no lugar correto ou deixarem algo fora da geladeira. Mas isso não pode virar um costume, pois as crianças são observadoras e estão, a todo momento, procurando entender quais são as regras a serem seguidas.

Elabore uma rotina de organização

Construir uma rotina de organização é um modo de oferecer parâmetros para a criança e, consequentemente, de estimular a sua autonomia. O ideal é que as crianças participem desse momento de elaboração da rotina, pois assim elas podem se sentir responsáveis e participantes do processo — e não alguém que, simplesmente, está obedecendo ordens.

Uma dica interessante é criar um checklist para verificar se todos os materiais necessários para o dia seguinte da escola já estão na mochila e também para saber se todos eles voltaram para a casa. Produzir um calendário próprio com tudo o que precisa ser levado ou organizado durante os dias da semana também costuma funcionar bastante!

Crie um ambiente específico para os estudos do seu filho

Ter um cantinho próprio para realizar as tarefas, ler seus livros ou desenhar é um grande estímulo para a criança se acostumar com a organização de seus materiais escolares. Soma-se a isso o fato de que, muitas vezes, os pequenos não manifestam interesse nos estudos em razão de não terem um espaço com o qual se identificam e no qual eles conseguem se concentrar plenamente.

A ideia aqui é que todos os objetos que o seu filho utiliza para as lições de casa estejam agrupados em um único lugar e à disposição dele, evitando, assim, que esses itens fiquem espalhados pela casa. Leve em conta o fator organização quando for compor o espaço. Para isso, deixe a criatividade fluir utilizando pastas, baldinhos, potes, murais entre outros utensílios. Não se esqueça de usar a etiqueta em todos esses itens organizadores!

Separe cada tipo de objeto

O ponto de partida é separar cada tipo de objeto dos demais: brinquedos, acessórios, livros, cadernos e outros materiais de uso dos pequeninos. Isso é importante para você saber o que precisa ser armazenado e, quem sabe, encontrar alguns itens que podem ser doados. Isso diminui a quantidade de coisas para serem guardadas e facilita na hora de organizar o material escolar.

Com o passar dos anos, vários objetos deixam de ser usados pela criança e ficam apenas ocupando espaço — e colaborando com a bagunça. Além disso, essa também é uma ótima oportunidade para ensinar para o pequeno a importância da caridade, você não acha?

Aposte nas etiquetas

Na rotina do colégio, é comum que as crianças emprestem seus itens para os coleguinhas. De fato, essa é uma boa prática — o problema é que eles podem esquecer de devolver os itens. E aí, como identificar qual material é realmente do seu filho?

Outro problema comum são os itens esquecidos na sala de aula. Nesses casos, os professores recolhem e deixam guardado. Porém, sem identificação, eles não conseguem devolver o material. Para isso, os pais precisam ir à escola procurar na seção de “Achados e Perdidos”.

A solução para isso é simples: adote os modelos de etiquetas personalizadas para nomear todos os materiais, brinquedos e peças do uniforme, como os casacos. Definitivamente, não há método mais prático e funcional do que as etiquetas!

Elas não só ajudam a identificar os materiais, como também colaboram para aumentar a durabilidade deles. E, como se não bastasse, elas ainda imprimem a personalidade da criança em seus pertences, deixando-os mais divertidos e bonitos!

Use caixas organizadoras

Encontrar bons lugares para deixar as coisas sempre guardadas e organizadas é uma das grandes dificuldades para manter tudo em ordem. Por esse motivo, vale muito a pena investir nas caixas organizadoras. Existem vários modelos e cores diferentes para você escolher.

Cabe ressaltar que, mesmo o espaço tendo gavetas ou prateleiras disponíveis, usar as caixas ajuda a manter cada coisa em seu lugar. Assim, você consegue ter um local específico para cada objeto: livros apenas com livros, canetinhas e lápis de cor separados, e diferentes tipos de brinquedo em um só lugar.

As etiquetas para caixas organizadoras também favorecem a organização do espaço e da própria rotina. Com elas, você pode indicar o que deve ser guardado em cada caixa, nicho ou gaveta, facilitando o trabalho de manter o ambiente arrumado, ou seja, com todos os itens em seus devidos lugares.

Vale lembrar que é muito importante envolver a criança nas práticas de arrumação: explique a importância de cuidar dos objetos e crie uma lista de tarefas para que ela cumpra ao usar os seus materiais. Essa é uma excelente oportunidade de fazer valer o tempo que você passa com seus filhos.

Organizar e cuidar de nossas coisas é um aprendizado essencial para toda a vida, então, devemos investir nele desde a infância! Procure sempre conversar com os pequenos sobre a importância da organização dos materiais escolares e, sobretudo, de valorizar tudo aquilo que temos.

Viu só? Seguindo essas dicas — e contando com a ajuda das etiquetas para caixas organizadoras —, organizar o material escolar e todos os objetos do seu filho vai se tornar uma tarefa bem fácil!

E aí, o conteúdo deste post foi útil para você? Sabe de alguma outra dica para incluir as crianças nessa rotina? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *