Saiba como conservar material escolar para que dure por mais tempo

É importante criar hábitos que ajudem a conservar o material escolar, para que os itens durem por mais tempo. No início do ano escolar, é sempre a mesma coisa: os pais precisam comprar uniforme, caderno e livros novos, mas saiba que, se houver uma conservação do material dos anos anteriores, é possível reaproveitar muitos itens.

Além de economizar, você estará contribuindo com a sustentabilidade, ensinado para a criança desde cedo sobre a importância de evitar o desperdício e mostrando a ela como cuidar dos materiais para que eles durem por mais tempo.

Se você se interessou pelo tema, continue lendo este post e conheça algumas dicas de conservação!

Como conservar o material escolar?

Não só os filhos, mas os pais também precisam aprender a conservar o material escolar, para passar os ensinamentos por meio do exemplo. Veja algumas dicas para criar esse hábito!

Encape os livros e cadernos

O primeiro passo para manter livros e cadernos bonitos e organizados até o fim do ano letivo é encapando-os. A melhor alternativa é utilizar o papel contact, que evita que as capas criem orelhas, fiquem amassas ou se sujem. Assim, mesmo após o fim do ano letivo, o livro poderá ser utilizado para estudo e o caderno pode servir de rascunho ou revisão para os anos seguintes.

Mantenha a organização do material

É importante que os materiais fiquem em locais organizados, tanto na escola quanto em casa. Normalmente, no colégio, os alunos deixam os livros em escaninhos ou debaixo da mesa, conforme as aulas do dia. É importante que também haja essa organização em casa, com um espaço reservado para o material escolar do seu filho.

Você pode disponibilizar uma escrivaninha com gavetas, uma estante e até caixas organizadoras. O mais importante é que a criança saiba que deve chegar em casa e colocar os livros e cadernos no local apropriado.

Explique a importância do cuidado para o seu filho

Os pais devem ajudar os filhos a organizar os materiais, mas as crianças precisam entender o motivo disso. Caso contrário, dependerão sempre de alguém para delegar a elas essas obrigações.

Assim, depois de conversar sobre a importância do cuidado, elenque regras para a criança, como:

  • lave as mãos antes de manusear o material;
  • economize as folhas e tente utilizar os dois lados;
  • guarde os lápis e as canetas dentro do estojo;
  • não coloque a mochila no chão ou em lugares molhados e sujos.

Outra dica é ensinar a criança sobre a importância de guardar os materiais depois de usá-los, bem como devolver os objetos depois de pegar emprestado com os colegas de classe.

Etiquete os materiais

Para não perder os materiais, é importante que todos os itens sejam etiquetados. Assim, na hora das atividades na escola, o seu filho não corre o risco de perder lápis e canetas pela falta de identificação. Com essa medida simples, fica mais difícil que a criança perca itens, criando a possibilidade de devolução caso alguém os encontre.

Como as etiquetas podem ajudar na organização?

Certamente, perder ou estragar um material não é uma situação legal. Muitas vezes, os pais precisam repor constantemente muitos itens e isso causa um gasto a mais nas contas da família, além de influenciar negativamente no estímulo da criança a estudar.

Portanto, a colocação das etiquetas surge como uma opção muito interessante para conservar o material escolar. A Etiquetas e Adesivos possui produtos que podem ser aplicados em várias superfícies, além da possibilidade de personalizá-los com temas variados.

Se você se interessou e quer conhecer mais sobre os nossos produtos, acesse o site e veja todas as opções disponíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *