As Principais Áreas de Atuação para um Dentista Recém Formado

Receber o diploma é apenas o primeiro passo na carreira do dentista recém-formado. A partir daí, começa o desafio de se inserir no mercado e conquistar o desenvolvimento na profissão. Esse início nem sempre é fácil para os novatos.

Há algumas áreas de atuação que podem ser boas portas de entrada para os dentistas recém-formados. Porém, é necessário que o profissional avalie seu perfil para ajudá-lo nas tomadas de decisão que deve fazer para guiar o futuro.

Acabou de se formar em odontologia e está à procura de áreas para iniciar sua atividade profissional? Confira no artigo e veja por onde você pode começar.

Boa leitura!

Busque uma clínica

O ingresso em uma clínica existente depende da compatibilidade entre seu perfil profissional e as exigências da vaga. Uma vez contratado, a atuação é mais fácil, pois ela já dispõe de clientes de convênios ou atendimentos particulares, o que dispensa a busca do recém-formado por um rol de clientes.

Algumas clínicas, principalmente as que atendem convênios, costumam pagar pouco aos profissionais, porém a demanda é alta e o dentista tem a oportunidade de fazer um alto número de atendimentos e adquirir experiência.

Pode ser cansativo atender muitas pessoas por um valor aquém de suas expectativas, mas se a prioridade é ver uma diversidade de casos, esse pode ser o lugar oportuno para colocar seu conhecimento acadêmico em prática.

Abra um consultório particular

Para quem tem o sonho de abrir o próprio consultório o desafio pode ser um pouco maior, porém, se a condução do negócio for feita de maneira adequada, as oportunidades de retorno financeiro são muito maiores do que numa clínica.

É preciso considerar a necessidade de investir um alto valor inicial em equipamentos, aluguel do imóvel e contas de água, luz e internet, além de remuneração, caso queira contar com o suporte de um auxiliar desde o início.

O recém-formado precisa investir em conhecimentos administrativos e operacionais, afinal, é o proprietário e gestor do próprio negócio. Além disso, deve trabalhar na divulgação de seu trabalho para conquistar e reter clientes.

Ingresse numa franquia

Tem crescido o número de franquias odontológicas no Brasil. Elas consistem numa boa oportunidade para os dentistas recém-formados ingressarem no mercado, pois já contam com uma marca consolidada e clientela formada.

O investimento é mais seguro, pois é feito um contrato que permite a utilização por um determinado período de uma marca de renome no mercado. O dono da marca oferece auxílio em gestão, montagem do consultório e treinamento.

Numa franquia, o modelo de negócios é entregue pronto para o franqueado, portanto, não há espaço para grandes inovações própria. Por outro lado, é um empreendimento mais seguro devido ao suporte e marca que atrai pacientes.

Tente um concurso público

Essa é a opção com maior estabilidade financeira, porém, a mais difícil, afinal, há centenas ou milhares de pessoas concorrendo pela mesma vaga. Você pode estudar muito, mas seus adversários podem possuir a mesma dedicação.

O recém-formado pode atuar em alguns períodos numa clínica para ganhar experiência e ter alguma remuneração e, ao mesmo tempo, aproveitar dias ou períodos livres para estudar para os concursos que são ofertados em editais.

Fique atento à divulgação das vagas. Quanto mais cedo souber do concurso, mais tempo há para estudar. Existem oportunidades em outros estados ou cidades. O candidato precisa avaliar seu interesse em mudar de domicílio.

Saiba mais

Acesse o site e conheça nossa linhas de produtos escolares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *