Curiosidades sobre a Festa Junina

A Festa Junina é o evento mais comemorado no país depois do Carnaval. Ela acontece no mês de junho no Brasil inteiro.

Em cada cantinho do Brasil, as festas juninas ganham um colorido diferente, de Norte a Sul vemos diversificadas comemorações. Continue a leitura e descubra como surgiu essa festa típica brasileira e as curiosidades dessa celebração.

História da Festa Junina

Sua origem se deu no continente Europeu, na França. Os homens que moravam no campo, costumavam queimar madeiras e ramagens para atrair boa sorte e espantar as pragas da lavoura.

Eles acreditavam que isso atraia a chance de boas colheitas e essa tradição era vista como celebração pela fertilidade da terra.

Além disso, essa celebração marcava um momento importante para os negócios, apenas quando a fogueira era acesa, que se podia iniciar os acordos de venda de terra e recrutar camponeses para a lavoura, obtendo proteção para a plantação.

Para completar a festividade, era oferecido um grande banquete que representava a fartura da colheita.

Foi em Portugal que essas tradições receberam uma nova roupagem, sendo atribuídas a São João, passando a ser chamada de Festa Joanina, e quando os portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram consigo essa festa.

Ao se estabelecerem por aqui, os portugueses descobriram que os indígenas também realizavam festas de celebração da agricultura no mês de junho, com cantos, dança e comida.

Com o tempo, a festa portuguesa foi incorporando os costumes indígenas e costumes africanos (trazidos pelos escravizados), além de aderirem hábitos de outros povos colonizadores como os franceses e os espanhóis.

Foram muitas adaptações até chegar à festa que celebramos hoje, com bastante dança, comida, decorações e música, tornando-se assim uma festa tipicamente brasileira.

Costumes da Festa Junina

Os primeiros registros de Festa Junina no Brasil foram feitos no século XVII. A festa está associada a três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Esse último santo é bastante solicitado nessa época do ano, as mulheres costumam amarrá-lo, colocá-lo de cabeça pra baixo e até afogá-lo para que ele arrume um pretendente para elas.

Outros costumes são:

• Saltar fogueiras;

• Dançar quadrilha;

• Soltar balões para agradecer aos santos pela realização de pedidos (isso foi proibido no Brasil por causa do risco de incêndio);

• Soltar fogos de artifício;

• Pendurar bandeirinhas;

• Brincadeira de pau de sebo, onde um prêmio é colocado no topo de um tronco escorregadio;

• Correio elegante;

• Estilos musicais: forró, baião e xote;

• Comidas típicas, tendo como base o milho: curau, canjica, pamonha, milho-cozido, bolo de milho.

Também é possível encontrar pé de moleque e paçoca.

Festa Junina em cada cantinho do país

Na região Norte, a festa tradicional é o Boi Bumbá. No Nordeste acontece a maior festa de São João do mundo, que chega a durar todo o mês de junho. Já na região Centro-Oeste eles dançam o Cururu, um desafio entre violeiros. Na região Sudeste, acontece as famosas quermesses, com barracas recheadas de comidas e brincadeiras típicas. No Sul não pode faltar a dança de fita.

Cada região celebra da sua maneira, mas o que essas festas têm em comum é a dança e a comida que não podem faltar.

Curiosidades

• A fogueira representa a chama da vida e a chegada de coisas boas. Cada santo tem uma fogueira: a de São João é no formato redondo, a de Santo Antônio tem o formato quadrado e a de São Pedro é triangular;

• A quadrilha surgiu na corte francesa e foi trazida para o Brasil pela corte brasileira que dançava em suas festas. Essa dança foi adaptada, adicionaram instrumentos brasileiros como acordeão e pandeiro e se transformou na dança que conhecemos hoje;

• É por causa de Santo Antônio que acontece o casamento na quadrilha, um dos momentos mais aguardados da festa.

• O casamento caipira é uma sátira dos casamentos tradicionais.

A noiva aparece grávida e seu pai obriga o noivo bêbado a se casar com ela. O noivo é arrastado para o altar com uma espingarda apontada na cabeça. Ele tenta fugir de todo o jeito, mas com a ajuda do delegado da cidade e do padre, o casamento acontece. Quando termina a cerimônia, os recém-casados puxam a quadrilha.

Agora que conhece um pouco das tradições, aproveite para curtir muito essa festa tão rica em costumes e história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *