Dicas para ajudar seu filho com a lição de casa.

A educação é essencial para o nosso desenvolvimento. Quando se trata do aprendizado dos nossos filhos, precisamos estar atentos à melhor maneira de ajudá-los. Estudar em casa pode se tornar um desafio. Por isso, preparamos esse artigo para você aprender a ajudar seu filho com a lição de casa.

 

Os pais como apoiadores

Cabe aos responsáveis interagir de maneira que sua presença influencie seus filhos a dar o seu melhor ao fazer sua lição de casa.

Logo, é essencial que ocorra todo um planejamento em que você, pai ou mãe, esteja presente para amparar o estudante em momentos de dúvida, perda de foco ou até mesmo irritabilidade.

Para exemplificar, trouxemos algumas atitudes que podem ser aplicadas no dia a dia:

Leia as instruções da tarefa ou enunciados da questão para o seu filho

Através dessa medida, você se mostra comprometido com as possíveis dúvidas dele, além de prepará-lo para começar sua lição de casa. Mas não se esqueça, dar as respostas não é uma boa opção, pois impede que se esforce e busque por soluções.

  • Planeje com ele uma rotina de estudos
  • De acordo com as outras obrigações e sua disponibilidade, monte um planejamento para que ele estude nos horários mais propícios, garantindo uma maior produtividade.
  • Levar em consideração o que ele acha mais benéfico garante também que se sinta ouvido e motivado.

 

Entendendo as dificuldades e otimizando o processo de aprendizado

A lição de casa necessita de esforço e foco. Porém, muitas vezes estudantes podem se encontrar um pouco perdidos e sem vontade de cumprir com suas obrigações escolares.

Abaixo, citamos pra você algumas possibilidades que podem te auxiliar a melhorar o desempenho do seu filho:

Caso ele se frustre com questões incorretas, ajude-o a entender que está tudo bem em cometer erros, e que os mesmos fazem parte quando se estuda. Assim, ele desenvolverá compreensão e saberá lidar melhor com desafios.

Aplique diferentes métodos de estudo, pois pode ser uma boa tática para que ele aprenda mais em menos tempo.

Como exemplo, pode-se citar a utilização de mapas mentais, que consiste em quadros sobre determinado assunto com os pontos principais que devem ser estudados e memorizados.

Também é possível trabalhar com a técnica Pomodoro, que é baseada em intervalos de descanso entre o estudo de uma matéria.

Assim, seu filho tem um determinado tempo de pausa, permitindo que ele retome sua lição de casa mais focado.

 

Dando senso de responsabilidade para o seu filho.

Incluí-lo nas decisões a respeito de sua aprendizagem fará com que ele entenda a necessidade de agir com compromisso e se esforçar em tudo que lhe é proposto. A lição de casa é uma parte fundamental para gerar nele um senso de empenho.

Por isso, você deve apoiá-lo em todas as atividades de seus bimestres escolares, além de verificar se está cumprindo com seus horários em casa.

Perguntar regularmente o que ele vem aprendendo é uma maneira de fazê-lo entender que você está acompanhando seu estudo, e instigará a responsabilidade de estar sempre em dia com sua lição de casa para que possa responder tudo o que lhe for questionado.

Através dessas dicas você conseguirá exercer um papel de influência na educação do seu filho. Ele estará sendo constantemente motivado, e crescerá em um ambiente favorável ao seu desenvolvimento intelectual e social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *