Os benefícios de estabelecer uma rotina para as crianças.

As crianças precisam da orientação dos adultos a cada minuto para que façam suas refeições, tomem banho, entre outras obrigações. Quando não há uma rotina estabelecida, essas ações se tornam momentos cada vez mais difíceis e desafiadores para os dois lados, pais e crianças. Veja os benefícios de estabelecer uma rotina, é só continuar a leitura!

 

Facilita os momentos de despedidas

Ao estabelecer uma rotina para as crianças você traz mais segurança para elas, porque já esperam a cada dia o que vai acontecer. Por exemplo, quando um dos pais sai de casa a despedida fica mais tranquila.

Evitamos a presença de choros exagerados, porque a criança já entende que aquilo acontece todos os dias, não precisa sair escondido. Um ritual para esse momento de despedida pode ser ainda mais reconfortante, tornar o momento até divertido.

 

Ajuda a compreender regras e horários

Os pequenos não entendem os seus deveres e não sabem a que horas eles acontecem, porque ainda não conhecem muito bem a noção de dias e horas. Então, criar uma rotina faz ela entender os acontecimentos pela sua sequência, como tomar banho, almoçar, ir dormir, enfim.

Dentro dessas ações pode ser interessante criar também outras sequências. Por exemplo, na hora de tomar banho criar o passo a passo para a criança já aprender não apenas que é o momento do banho, como também sua execução.

 

Traz mais responsabilidade

Nas fases em que as crianças conseguem ter melhor noção de horários é possível utilizar a rotina para trazer senso de responsabilidade. Eles conseguem aprender quais os momentos que devem fazer suas refeições, escovar os dentes, inclusive dar os primeiros passos para ajudar nas tarefas de casa.

Esse fator será crucial quando estiverem adolescentes, porque já compreendem e estão habituados a ser responsáveis por tarefas específicas. Invista em filhos organizados e responsáveis desde o começo.

 

Evita estresse para pais e filhos

Ser desorganizado pode tornar seu dia a dia uma verdadeira correria, adultos e crianças estressados na maior parte do tempo e chegando atrasados nos locais, por exemplo. Com isso, essas regras também servem para programar os momentos de brincadeiras, distinguindo daqueles onde é preciso cumprir obrigações.

Dessa forma, na hora de ir para a escola os atrasos não serão frequentes, afinal, o momento é programado e esperado pelos pequenos.

 

Colabora para mais tempo de qualidade em família

Uma rotina organizada te ajuda a identificar os horários em que é possível ter aquele tempo de qualidade em família, algo que enriquece o relacionamento. Pode ser ver um filme juntos, sair para comer, um passeio ao parque, enfim, que agrade a todos e os deixem ainda mais unidos.

Sem regras não há espaço para sair da rotina, afinal, ela não existe. Por isso, é mais fácil fazer as crianças entenderem momentos de descontração, lazer e de obrigações.

Ficou fácil de saber porque a rotina é tão interessante para as crianças, afinal, traz tantos benefícios tanto para os pequenos quanto para os pais. O segredo é começar a passos lentos, até que todos estejam acostumados, dando tempo para entender qual a melhor rotina para sua família.

 

Procure estabelecer primeiro horários para dormir e para as refeições, priorizando também a organização do ambiente para cada momento. Depois que tudo estiver alinhado não precisa ter excesso de rigor, pode apresentar flexibilidade, mas sempre deixando claro que é algo fora do planejado e permitido para as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *