Como ensinar a criança a ser organizada.

As crianças gostam de levar seus brinquedos por toda a casa, brincam em cada cômodo, se divertem espalhando brinquedinhos e peças pelo chão. Isso é perfeitamente saudável, o problema é não ensinar a criança a ser organizada, guardando tudo isso quando não for mais a hora de brincar.

Os pais de crianças pequenas vão se identificar com esse cenário e precisam entender ações que incentivem esse aprendizado. Afinal, mesmo que hoje os pequenos tenham os adultos para ajudar nisso, precisam desenvolver habilidades que são fundamentais na vida adulta.

Por isso trouxemos várias dicas para te ajudar a ensinar a organização. Veja.

 

Crie uma rotina

As crianças não têm ainda a noção completa de horários e dias, por isso precisam que uma rotina seja estabelecida. Isso ajuda a identificar por sequências o que será feito a seguir, o que traz mais conforto e segurança para os pequenos.

Então, as crianças que sabem que após o banho vem o jantar e depois o sono, tendem a ser mais organizadas. Esse contexto colabora para refeições na hora certa, lição de casa feita na hora dos estudos, entre outros pontos importantes do dia a dia.

 

Imponha limites

A permissão tem um limite, é preciso saber o momento de dizer “não” para a criança, além de cobrar sua participação na rotina. Por exemplo, ensinar de acordo com a idade e desenvolvimento a cuidar das próprias coisas, organizar o quarto, enfim.

Conseguimos nessas ações construir a responsabilidade das crianças sobre suas coisas e tarefas a serem feitas. Tendo sempre cuidado para não efetuar cobranças excessivas, porque elas produzem efeitos negativos.

 

Faça do momento de organizar algo divertido

Para as crianças menores o momento de guardar os brinquedos pode se transformar em um tipo de brincadeira. Quem guarda mais brinquedos, música na hora de guardar, contando a quantidade de brinquedos, entre outras formas criativas.

Sabemos que o lúdico e o divertido interessam muito mais a criança, por isso as tarefas ganham uma roupagem nova quando inserimos esses momentos de jogos.

 

Comece a dar tarefas para as crianças serem mais organizadas

Desde pequenos conseguimos estipulares tarefas para as crianças, começando com coisas simples, como arrumar a cama. Claro que as primeiras vezes não vão ficar muito bem-feitas, mas o que importa aqui é criar o hábito de se organizar.

Portanto, seja didático, ensine a forma correta e dê reforços positivos para as tarefas realizadas. Seu filho será independente e organizado no futuro.

 

Sempre dê exemplo

O ensino pelo exemplo é fundamental para os pais, porque são modelos de comportamento para as crianças. Por isso, de nada adianta pedir para a criança guardar seus brinquedos quando suas roupas, sapatos e bolsas estão espalhados pela casa.

Tenha locais para cada coisa ser guardada e incentive as crianças a colocarem cada item em seu lugar de origem. Assim toda a casa fica organizada, cada familiar fazendo sua parte.

Sabemos que tudo isso é desafiador para os pais, que precisam investir tempo e paciência nesses aprendizados. Mas investir em uma criança mais organizada traz benefícios no futuro.

Eles serão adultos mais organizados em seus compromissos pessoais e profissionais, muito mais responsáveis, portanto, bem-sucedidos naquilo que fizerem. Bom para eles e para a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *