Lavagem de Instrumentos odontológicos: Erros e acertos.

Em todas as cadeiras de microbiologia espalhadas pelos institutos brasileiros de educação e saúde, a esterilização dos instrumentos é ensinada como matéria essencial, pré-requisito básico para evitar qualquer contaminação, seja da amostra em estudo, seja do animal ferido, seja do paciente em questão. Nos consultórios odontológicos, por suposto, não seria diferente. Todos os instrumentos devem ser devidamente lavados e esterilizados com os mesmos objetivos. No entanto, mesmo sabendo disso alguns profissionais acabam por cometer alguns deslizes comuns no momento de lidar com a lavagem de seus aparelhos de consultório.

Por conta disso, preparamos o artigo a seguir com os erros e acertos comuns que todo dentista comete na lavagem de seus instrumentos odontológicos. Sendo assim, fique conosco e confira logo a seguir.

 

Maiores erros na lavagem de instrumentos odontológicos

1. Uso de esponja dupla face

Um dos erros mais comuns ao se limpar instrumentos odontológicos está no uso de esponja de duas faces. O motivo é simples: uma esponja desse tipo pode riscar e danificar os seus instrumentos, encurtando a vida útil desses objetos tão necessários.

 

2. Uso de detergente doméstico

Outro erro bem comum. Aliás, está aliado ao anterior. É fácil compreender o motivo: ambos os itens são quase irmãos siameses e aonde um vai, o outro acompanha. No entanto, mesmo sendo óbvia a ligação, não se recomenda o uso de nenhum.

No caso do detergente doméstico, sua função não é a de limpeza de material de consultório e, por conta disso, seu uso pode gerar resíduos que acabam por depreciar os instrumentos cirúrgicos.

 

Acertos na lavagem de instrumentos odontológicos

1. Uso de escova com cabo longo

O uso da escova de cabo longo é extremamente recomendável por conta de sua alta eficácia e nula danificação dos instrumentos odontológicos. Além disso, tendo em vista sua característica longa, aquele que maneja a escova fica longe da parte ativa dos instrumentos, prevenindo acidentes ocupacionais.

 

2. Uso de detergente enzimático

O detergente enzimático em imersão é a melhor opção para a limpeza de instrumentos odontológicos. Como ele é altamente eficaz na retirada de matéria orgânica, sua aplicação facilita tanto a limpeza manual quanto a limpeza mecânica.

Ademais, esse produto possui licença e registro dos órgãos públicos para atuação no Brasil, entre eles o Ministério da Saúde. E, como se não bastasse tudo isso, o detergente enzimático não tem caráter iônico, o que significa dizer que ele previne a corrosão, preservando ainda mais os seus instrumentos.

 

3. Uso de luvas de utilidade

Por fim, mas não menos importante, aliás é o procedimento que deve anteceder todos os outros, recomenda-se veementemente o uso de luvas de utilidade para a realização dessas limpezas.

Ao contrário das luvas de procedimento, que são bem mais fracas e acabam se degradando muito mais rápido, as luvas de utilidade são mais resistentes e mais adequadas a limpeza. Além disso, essa mesma característica rígida é que barra uma quantidade muito maior de quaisquer eventuais fluidos vindos do exterior.

 

Gostou de nossas dicas e quer saber mais? Entre em nosso site e fique por dentro desse e de diversos outros assuntos do seu interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *