aulas_em_casa

5 dicas para estimular seu filho nas aulas em casa

Com a pandemia, veio também uma nova rotina para as crianças de todo o Brasil. Agora, as aulas não têm sido mais presenciais, a não ser aquelas que já voltaram em algumas regiões do país. Ainda assim, algumas crianças não são muito fãs das aulas em casa.

Por não ser presencial, a videoaula passou a fazer parte com maior frequência da vida infantil. Mas se você tem filhos, sabe muito bem que atenção não é muito comum entre crianças pequenas, ainda mais quando elas estão em casa, perto dos brinquedos favoritos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem estimular seus filhos a prestarem mais atenção nas lições diárias das videoaulas.

Se você quer saber mais quais são essas dicas, continue lendo este texto:

Mantenha os horários

Manter os horários do seu filho é o passo principal para ajudá-lo a focar nas videoaulas. Isso porque na mente da criança, ela está em casa e não precisa ter aula, o que não é verdade.

Se ela estuda de manhã, acorde no horário de sempre, dê o café, tudo como se fosse um dia comum de aula. Depois dessa rotina, ligue o computador e fique de olho para que seu filho não se distraia com nada, a não ser com as lições dos professores.

Vista o uniforme na criança

Para quem trabalha em Home Office, sabe que vestir aquela roupa tradicional do escritório estimula você a focar em seu trabalho, o mesmo vale para a criança.

Se você a vestir com o uniforme do colégio enquanto durar a videoaula, irá estimulá-la a perceber que aquele ambiente entre ela e o computador é o mesmo que ela tinha quando as aulas eram presenciais.

Mantenha essa rotina para que seu filho entenda que a videoaula também é aula.

Separe um local adequado

O computador em sua casa fica em um quarto separado, no quarto da criança ou na sala? Que tal deixá-lo em um local iluminado e confortável para a criança?

De preferência, mantenha o ambiente onde seu filho está estudando longe dos brinquedos e videogames. Mantenha também longe da cama, do sofá ou de outro lugar onde seu filho possa querer se deitar.

Peça para ele contar o que aprendeu

Para você estar por dentro do que foi ensinado para seu filho e o que ele absorveu da aula do dia, peça para que ele conte tudo o que aprendeu ao final.

Preste bem atenção no que ele diz e faça perguntas para que ele retome o que foi dito durante a aula, da forma mais natural possível.

Faça a rotina da criança

Crie e desenhe a rotina da criança para que ela entenda que aquele momento é totalmente exclusivo para assistir à videoaula.

Utilize motivos lúdicos para estimular seu filho a acompanhar de perto cada detalhe da rotina e cumpri-la com o máximo de atenção. Os estudos devem fazer parte desse desenho com maior destaque.

A Etiquetas e Adesivos tem o Quadro de Incentivos que serve perfeitamente para que você desenhe a rotina do seu filho. Clique aqui e confira.

E para maiores dicas de como manter seus filho estimulado na quarentena, continue acompanhando nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *