higienizar_mascaras

Como higienizar as máscaras das crianças

Com a volta às aulas, as crianças serão obrigadas a frequentar as salas de aula utilizando máscaras. Essa é a medida básica para evitar a contaminação do Coronavírus. Mas você sabe como higienizar a máscara do seu filho?

Se você não sabe, as máscaras precisam ser higienizadas constantemente, para que elas não acumulem, além do Coronavírus, fungos e bactérias que podem causar doenças piores que a Covid-19.

Antes de deixar seu filho ir para a escola, confira essas dicas de higienização que preparamos para você. Não se esqueça que a criança precisa de, ao menos três máscaras, para que enquanto você higieniza uma, ele possa usar as outras duas.

O Ministério da Saúde recomenda…

Por meio de uma cartilha divulgada em seu site oficial, o próprio Ministério da Saúde recomenda essa forma de higienização a seguir:

Você precisará de uma parte de água sanitária para 50 partes de água (ou seja, a cada 500ml de água, 10ml de água sanitária). Depois é só deixar a máscara imersa na mistura durante 1h. Após o término do tempo da imersão, enxague a máscara e lave com água e sabão.

Depois de lavar as máscaras, você deve higienizar as mãos com água e sabão para que não fique vestígios de contaminantes.

Para reutilizar a máscara, ela precisa estar seca. Deixe descansar ao Sol e depois de totalmente seca, passe o ferro quente e guarde-a em sacos plásticos. Aliás, o ideal é que todas as máscaras sejam guardadas em sacos plásticos esterilizados.

Sempre quando a máscara apresentar sujeira ou umidade, ela deve ser substituída ou higienizada.

Você não deve fazer esse processo em máscaras cirúrgicas. Primeiro, poque elas devem ser de uso exclusivo dos profissionais da saúde e segundo, porque elas são descartáveis e, ao serem lavadas, podem perder a capacidade de proteger suas vias respiratórias do Coronavírus.

Como a maioria das máscaras de tecidos utilizadas são caseiras, os tecidos podem ser de menor qualidade, o que fará com que eles desbotem ao entrar em contato com a água sanitária. Não se preocupe, o que vale é a proteção.

Mais algumas informações relevantes sobre as máscaras

As máscaras não podem ter sinais de sujeira ou umidade, isso quer dizer que elas podem já estar repletas com o vírus ou que estão propícias a desenvolverem outros fungos e bactérias.

Elas devem cobrir boca e nariz sem deixar nenhuma abertura, a não ser par a criança respirar.

Crianças que usam óculos podem sofrer com o embaçamento das lentes, procure máscaras com fechamento por arame no nariz, ou adapte a máscara caseira para que ela feche dessa forma.

Praticar exercícios é bastante dificultado pelo uso de máscara, mas até nesses momentos, não se deve retirá-la. As aulas de educação física serão adaptadas para essa necessidade, não se preocupe.

As etiquetas para roupas Etiquetas e Adesivos podem ser colocadas nas máscaras e resistem até à higienização da peça. Para personalizar a sua etiqueta e proteger contra perda da máscara do seu filho, clique aqui e acesse o nosso site.

Para maiores dicas sobre a prevenção na Volta às Aulas, continue acompanhando nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *