A mudança nas responsabilidades dos pais nos dias de hoje

Historicamente, os papéis de pai e mãe, atrelados ao que é esperado de um homem ou de uma mulher, se transformaram ao longo do tempo. Até o século XIX, os pais eram responsáveis pelo provimento das suas famílias, enquanto as mães cuidavam dos aspectos emocionais e tomavam decisões sobre a educação das suas crianças.

Nos dias atuais, com as mulheres plenamente inseridas no mercado de trabalho e dividindo a tarefa do sustento familiar com os seus parceiros, esses papéis se tornaram mais flexíveis e os direitos e deveres, tanto em termos financeiros quanto nos demais aspectos, mais equilibrados.

Dessa maneira, a compreensão do que é paternidade, bem como os deveres de um pai, foram significativamente alteradas. Espera-se que um pai não forneça apenas provimento econômico, mas também que aprofunde os laços emocionais com os seus filhos e esteja atento às demandas subjetivas da criança, acompanhando mais de perto o seu desenvolvimento. Saiba mais a seguir!

Paternidade moderna: os desafios para equilibrar demandas financeiras e emocionais dos filhos

Apesar das mudanças nos papéis femininos e masculinos, os velhos ideais ainda persistem. Dessa maneira, a dinâmica econômica familiar pode ter sofrido alterações significativas, mas os papéis esperados e mesmo desempenhados, ainda são similares: homens são mais cobrados pelo provimento familiar e as mulheres pelas obrigações familiares.

Por esse motivo, é mais adequado considerar que houve uma convergência de papéis e não uma mudança profunda. Isso significa que tanto homens como mulheres são chamados a desempenhar o seu papel dito tradicional, porém, com a adição de novos deveres e direitos.

Para os pais, por exemplo, isso significa o desafio de manter seu papel tradicional e sustentar a família, ainda que com a contribuição da sua parceira, e encontrar tempo para acompanhar mais de perto seus filhos, participar das tarefas domésticas e dos cuidados diários das suas crianças.

Atender às múltiplas demandas e responsabilidades pode ser um desafio. Ainda que o casal tenha um acordo muito bem claro entre si das responsabilidades e deveres de cada parte, as mudanças na dinâmica familiar ainda representam um desafio e mostram obstáculos ao equilíbrio trabalho e vida familiar.

Pais que desejam se fazer presente e escapar do papel de provedor vivenciam o desafio de encontrar tempo para dar atenção aos filhos não apenas em datas especiais, como férias e viagens em família, mas também na participação e cuidado ativo, diário e contínuo, como o acompanhamento escolar, o preparo de refeições, a ida ao médico e diversas outras atividades.

A sensação de não estar acompanhado os filhos de perto ou dando a atenção devida pode surgir em diversos momentos. Além disso, há também a tendência dos pais demandarem menos tempo semanal com seus filhos do que as mães. Os desafios da paternidade moderna são complexos e envolvem tanto o tipo de relacionamento estabelecido com o trabalho quanto a dinâmica de cada família e os acordos feitos entre os seus membros.

Para concluir, as mudanças nas responsabilidades dos pais nos dias atuais são inegáveis e os homens investem, hoje, muito mais tempo e energia acompanhando e cuidando dos seus filhos do que há um século atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *