celular para criança

Uso de celular para criança: saiba como moderar de forma adequada

O uso de celular para criança e o interesse pela tecnologia é cada vez mais comum, principalmente com a oferta de aplicativos para assistir a vídeos, brincar, conversar ou, até mesmo, estudar.

Contudo, é preciso ter atenção para que o uso do aparelho seja feito de forma adequada, com bastante moderação. Você sabe como fazer isso? Muitos pais ficam com dúvidas sobre como limitar o tempo de tela dos filhos de forma equilibrada.

Como esse é um assunto bem importante para a rotina das crianças, preparamos este conteúdo com dicas sobre como moderar o uso da melhor forma. Acompanhe!

Considere a idade da criança

Uma questão que deve ser observada pelos pais ao lidar com o uso do celular pelas crianças é a idade que elas têm. Isso é importante para determinar um tempo de exposição que não seja prejudicial, definindo os conteúdos que poderão ser acessados.

É preciso ter em mente que até mesmo os jogos e os desenhos que geram interesse na criança contam com classificação indicativa, que informa para qual faixa etária o conteúdo é apropriado.

Limite o tempo de tela

Sem dúvidas, uma das principais dificuldades entre os pais é decidir qual o tempo de tela que deve ser permitido. Isso depende de diversos fatores, mas a Associação Americana de Pediatria (AAP) sugeriu algumas diretrizes que podem ser adotadas ou adaptadas. Veja quais são:

  • até os 18 meses de idade, o ideal é não ter contato com o celular;
  • entre 18 meses e 2 anos, a exposição deve ser pequena e acompanhada dos pais, que devem explicar o que as crianças estão vendo;
  • entre 2 e 6 anos, o ideal é que o limite seja de uma hora, com acompanhamento dos pais;
  • a partir dos 6 anos os limites devem garantir que a tela não atrapalhe as atividades e a saúde da criança.

Contudo, essa é apenas uma sugestão e deve ser aplicada sempre de acordo com o contexto familiar. O importante é que o tempo de tela tenha limites e não interfira na rotina da família, nas tarefas escolares ou no sono dos seus filhos.

Estipule regras sobre o uso

O limite de tela não é a única regra que deve ser definida. É muito importante que os pais também determinem os tipos de aplicativos que podem ser acessados e em quais lugares será permitido o uso do celular, principalmente na escola — fique atento às normas internas para que o seu filho não as descumpra.

Quando forem sair de casa, já deixe combinado com a criança se ela poderá ou não utilizar o aparelho e reforce as regras. Assim, você reduz as chances de acontecerem birras e discussões por causa do celular. Outros detalhes que podem ser definidos pelos pais são:

  • acesso à internet;
  • permissão para fazer downloads;
  • participação em grupos de conversa;
  • acesso a redes sociais.

Também é possível instalar aplicativos de controle parental que permitem limitar tempo de tela e downloads, além de fornecer relatórios de uso do aparelho. Desse modo, os pais podem fazer avaliações periódicas para verificar se os parâmetros definidos estão adequados.

Apesar do uso de celular para criança ser comum, seguir essas dicas é fundamental para determinar limites e auxiliar no desenvolvimento infantil. Lembre-se de que o excesso pode trazer dificuldades para dormir, contribuir para o desenvolvimento do déficit de atenção e gerar outros problemas.

Se você achou este conteúdo interessante e quer acompanhar outras dicas sobre o assunto, não deixe de seguir as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as atualizações. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *