Como ensinar noções de organização para crianças

Ter organização é essencial para encarar as responsabilidades da vida adulta, no trabalho, nos estudos ou no cotidiano familiar. Por isso, é importante aprender e cultivar noções de organização desde a infância e primeiros anos escolares. No post de hoje, daremos a você 5 dicas de como incentivar seus filhos a serem mais organizados nessa fase da vida tão importante para o aprendizado de valores e qualidades. Confira!

Ajude na criação de listas e cronogramas

Uma das melhores maneiras de ensinar noções de organização para crianças é estimulando competências como pontualidade e responsabilidade. Por isso, criar listas de atividades e cronogramas semanais é tão importante. Junto com seu filho, anote horários de aulas e tarefas em um papel e deixe-o exposto na geladeira ou no quarto da criança. Façam marcações nos itens mais importantes e nas atividades já finalizadas. Assim, é possível que seu filho faça planejamentos para o dia com antecedência e organização.

Crie hábitos de cuidado com o quarto

Estimule seu filho a deixar o próprio quarto sempre limpo e arrumado. Esse é o cômodo da casa que ele vai passar mais tempo e, também, onde guarda seus objetos. Portanto, é um bom lugar para aplicar ensinamentos sobre organização.

Ajude-o a guardar brinquedos e livros sempre depois de usá-los e a arrumar a cama antes de dormir e após acordar. Você, também, pode sugerir que ele organize caixas, prateleiras ou gavetas com alguns objetos específicos, etiquetando esses compartimentos. Assim, a criança consegue encontrar algum item com facilidade, sempre que desejar. Essa prática cria o hábito de organização dos ambientes e ensina os pequenos a cuidar dos outros cômodos da casa também.

Incentive a organização dos materiais escolares diariamente

Outro modo de ensinar noções de organização para crianças é criando uma rotina de cuidados com materiais escolares. Peça para que seu filho deixe a mochila sempre arrumada a noite, antes de dormir. Esteja ao lado dele para conferir se não há nenhum item faltando.

Para organizar os objetos e não esquecer de nenhum, vocês podem usar adesivos e etiquetas. Podem, inclusive, variar nas cores, tamanhos e formas desses marcadores para separar os materiais de disciplinas diferentes.

Ensine a criança a guardar e separar roupas

Além de arrumar o quarto e a cama, auxilie seu filho a manter o guarda-roupa organizado. Ensine-o a dobrar e alinhar as peças limpas nas gavetas, prateleiras e cabides específicos e a separar as roupas sujas em um cesto. Assim, além de organização, ele aprenderá noções de higiene.

Além disso, incentive a criança a ter esses mesmos cuidados com sapatos, toalhas, roupas de cama e o que mais for guardado no armário.

Não esqueça da educação financeira

É importante lembrar que a organização é uma qualidade essencial para lidar com finanças. E essa lição pode ser aprendida desde a infância. Por isso, converse com seus filhos sobre usar o dinheiro corretamente e com responsabilidade.

Ensine as crianças a guardar o dinheiro que recebem e a planejar os gastos. Ajude-as a separarem a quantia para as compras mais importantes primeiro (por exemplo, lanche da escola), ensinando-as a terem prioridades no uso do dinheiro. Incentive seus filhos a economizarem e também a guardar uma quantia todos os meses, caso eles queiram comprar algo mais caro.

É claro que as necessidades básicas e conforto na infância precisam ser providas pelos pais ou responsáveis. Mas, é importante que a criança aprenda desde cedo a ter cuidado com seu dinheiro, independentemente da quantidade. Uma educação financeira de qualidade contribui muito para ensinar os pequenos a serem pessoas mais organizadas no futuro.

Gostou deste post? Então, não deixe de aplicar essas nossas dicas no seu dia a dia. Para ajudar na organização dos materiais, brinquedos e outros objetos dos seus filhos, conheça nossos kits promocionais de etiquetas e adesivos personalizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *