Como levar seu filho ao dentista

É só falar em dentista que você já se treme todo só de lembrar do famoso barulhinho do motor? Pais traumatizados com o dentista tendem a repassar o medo também para seus filhos, fazendo as crianças, desde cedo, serem desencorajadas a levar essa experiência com leveza.

Antes de estimular um novo trauma, lembre-se que a criança não faz ideia de como será o momento ali, naquela cadeira. Para ela, inclusive, pode até ser uma experiência nova e divertida – sem trauma algum. Por isso, é muito importante que os pais sejam cautelosos na hora de falar sobre o dentista com os pequenos.

Tem dúvidas sobre como conduzir esse assunto? A gente te ajuda!

Neste artigo, confira 4 dicas de como levar o seu filho ao dentista (sem traumas envolvidos)!

1. Conscientize-se sobre o momento da primeira visita

As mamães já sabem que a primeira consulta ao dentista acontece ainda durante a gravidez – tanto para saber se a saúde dela está em dia, como também, para aprender a cuidar da boca do bebê nos primeiros meses. Como limpá-la, como efetuar o uso correto de mamadeiras e chupetas e como realizar a higienização bucal são exemplo de assuntos tratados nesse primeiro momento.

Depois, o retorno do bebê deve ser apenas quando o primeiro dente nasce, quando ele está com idade entre 6 e 8 meses.

2. Opte por um odontopediatra

O odontopediatra, como seu nome já nos dá a entender, nada mais é do que um profissional de odontologia infantil, ou seja, com técnicas e cuidados especializados para lidar da melhor maneira com os pequenos.

Esse especialista tem uma abordagem lúdica na hora de tratar e ensinar. Assim, eles transformam a rotina no dentista em magia e fazem com que os pequenos aprendam a cuidar da boca de uma forma leve e divertida.

3. Cuidado para não passar medo à criança

Ainda que nem sempre percebam, os pais são os grandes responsáveis por transmitir medos às crianças, como já mencionamos acima. Sendo assim, é ideal fazer com que a criança se sinta segura para ir ao dentista. Falar sobre experiências negativas ou fazer brincadeiras nesse sentido podem desencorajá-la a algo que ela ainda nem conhece.

Trate à ida ao dentista com naturalidade, transmita segurança e com certeza a experiência será mais tranquila do que o planejado!

4. Previna problemas dentários

Quanto melhor for a rotina de higiene bucal da criança, menores são as chances de que ela precise ir sempre ao dentista – especialmente para fazer procedimentos mais longos e dolorosos.

É o famoso “prevenir” para não “remediar”. Os pais devem participar ativamente do cuidado com a saúde bucal dos pequenos, fazendo a limpeza dos dentinhos e, quando eles já estiverem maiores, ensinando-os a manter a rotina ativa.

Outras dicas simples, mas que podem fazer a diferença:

• Explique sempre que o dentista vai apenas cuidar, que não é necessário se preocupar;

• Não encoraje ou permita brincadeiras de que o “dentista vai arrancar os dentes com o alicate” vindo de outras crianças ou até mesmo de adultos;

• Vá na consulta e, preferencialmente, leve seu filho também quando for a sua vez;

• Crie o hábito! Se a criança não gostar da primeira visita, leve-a novamente até que se acostume. Se necessário, repense o profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *