Como identificar se seu filho está sofrendo bullying

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes apontam que 1 a cada 10 estudantes no Brasil é vítima de bullying. Ficou assustado(a) com esse dado? Saiba que ele não é o único. De acordo com a ONU, após estudo de caso aplicado em 18 países, o número de crianças que já foi vítima dessa condição na escola chega a 46%.

Trazendo mais para a realidade do nosso país, uma pesquisa conduzida pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, solicitada pelo Ministério da Educação, mostrou ainda que 70% dos alunos brasileiros já vivenciou algum tipo de situação violenta no ambiente escolar.

Os dados são alarmantes, como você deve ter notado. E esse tipo de violência, ainda mais. Vamos entender melhor sobre ela?

Compreendendo o bullying

A expressão “bullying” vem do termo em inglês “bully”, que quer dizer “valentão”. Neste sentido, ela começou a ser utilizada para especificar modelos de agressões psicológicas ou físicas sofridas no ambiente escolar, geralmente por crianças que se consideram “mais fortes” ou “mais inteligentes” do que as vítimas.

Quase sempre o bullying é iniciado com brincadeiras de mal gosto, apelidos maldosos ou associações da criança vítima a situações negativas expondo partes da sua personalidade ou do seu corpo. Com o avanço da condição, no entanto, ela pode se manifestar até por meio de ataques físicos ou xingamentos.

Esse tipo de intimidação pode trazer consequências não só para a infância, mas também refletir na adolescência e se estender até a vida adulta. Por isso, é importante para os pais saber identificá-lo o quanto antes. A seguir neste artigo, conheça alguns sinais de que o seu filho pode ser uma vítima.

1. Falta de vontade de ir à escola

Com certeza um dos primeiros sintomas. A criança começa a fazer birra e se recusa a ir para a escola. Muitas vezes, ela justifica com falta de identificação com a matéria ou com o professor – de modo a evitar a exposição dos agressores.

2. Isolamento dos colegas da escola

A criança se isola daqueles colegas que costumava brincar ou ir às festinhas – e tende a querer estar acompanhada dos pais ou professores, uma vez que na presença dos mais velhos os agressores ficam intimidados.

3. Aparecimento de hematomas e machucados

Muita atenção para esse sinal! Principalmente no caso das crianças que não são tão ativas assim e não costumavam aparecer com o corpo ralado.

4. Uniforme ou materiais escolares também podem ser indicativos

Roupas rasgadas podem indicar brigas e atritos físicos, assim como os materiais escolares também podem ser danificados para provocar a criança. Preste atenção a todo e qualquer sinal!

5. Choro ou tristeza sem demais causas aparentes

É claro que outras condições, como transição escolar, perda de alguém da família ou mudanças de ambiente/casa/cidade podem deixar as crianças mais para baixo. No entanto, se a tristeza não tem outras causas aparentes, pode ser sim um sinal de que ela está sofrendo bullying.

Por fim, baixa autoestima, notas baixas, falta de apetite, agressividade ou irritabilidade constantes e até sintomas físicos, como dores de cabeça ou de barriga também podem ser indicativos. Fique sempre de olho e, se necessário, marque uma conversa na escola do seu filho para especular melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *