Às vezes, parece que algumas crianças são ligadas no 220 volts, não é mesmo? Elas não conseguem parar para assistir a um filme, o rendimento escolar cai, os brinquedos só ficam bagunçados e, enquanto você fala, parece que a mente delas estão viajando para outro mundo. O sentimento de frustração é grande quando o filho é assim, certo?
Se você passa por isso, talvez seu pequeno precise de um pouco mais de atenção. Muitas vezes, os sinais de hiperatividade se escondem por trás das notas baixas e dos cadernos espalhados pela casa.
Se você tem dificuldades e não sabe como lidar com crianças hiperativas, não se preocupe, preparamos este artigo para lhe ajudar. Continue lendo!
Algumas características para identificar a hiperatividade
O comportamento extremamente agitado é um dos possíveis sintomas do TDAH, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade. Existem alguns outros sinais fáceis de identificar:
- inquietude, sempre mexendo o corpo ou se balançando;
- alta inteligência, mas desempenho fraco na escola;
- incapacidade de concentração por muito tempo;
- dificuldade em seguir instruções;
- problemas para se organizar;
- impulsividade verbal.
Vale ressaltar que, mesmo quando a criança apresenta uma ou mais das características citadas, é importante sempre procurar um médico para um diagnóstico certeiro.
Diferenças entre hiperatividade e indisciplina
É preciso cuidado para não confundir a agitação típica das crianças com a hiperatividade. Elas normalmente já têm mais energia do que os adultos, e os problemas de desobediência resultam em atitudes diferentes:
- mau comportamento reativo, apenas em situações que não a agradam;
- conhece os limites, mas desobedece por vontade própria;
- falta esforço e motivação para fazer algumas tarefas;
- atenção seletiva, só se concentra no que a interessa;
- gosta de chamar a atenção para si.
Como lidar com crianças hiperativas no dia a dia
A perseverança é a sua melhor amiga, porque as estratégias de educação são completamente diferentes. Veja as nossas dicas!
Ajude na organização
Você deve ter percebido que manter as coisas em ordem é difícil para uma criança hiperativa. Portanto, ajude-a, estimulando a criar metas para as tarefas e ofereça recompensa para elas.
Da mesma forma, arrumar as roupas por cores, separar os brinquedos por tamanho e identificar objetos e caixas com etiquetas são atitudes que ensinam a criança como se organizar.
Estimule atividades físicas
Uma boa ideia é encorajar a criança a praticar esportes e atividades ao ar livre. Isso ajuda não só a gastar energia, mas também mostra a importância de seguir regras e ainda melhora as habilidades sociais.
Mostre que existem consequências aos comportamentos
Os pais devem criar um ambiente de confiança com o filho. As regras devem ser claras e aplicadas da forma mais consistente possível, para demonstrar que todos os comportamentos têm consequências, sejam elas boas ou ruins.
Dica: ameaças não funcionam! É preciso ser justo, recompensando ações adequadas e penalizando as inadequadas.
Tenha paciência
Nada de chamar a criança de nomes pejorativos e nem a comparar com outros. Ela tem consciência das dificuldades que enfrenta e, por isso, receber apoio da família é imprescindível.
Ofereça ajuda e elogie — não demonstre insatisfação com os fracassos, mas orgulho pelo esforço. É difícil manter a calma na hora da bagunça, mas é o momento que a criança mais precisa.
Como a hiperatividade pode ser tratada
Normalmente o tratamento é feito por psicólogos, pediatras e neurologistas, que orientam sobre o tratamento mais adequado para o caso.
Alguns pais optam por fazer uso da Ritalina, que é um medicamento eficaz, mas controverso, por conta dos efeitos colaterais. Outras formas, como a terapia, o neurofeedback e algumas técnicas de relaxamento são opções menos invasivas no tratamento do quadro.
As crianças hiperativas dão mais trabalho, justamente porque elas fogem do padrão de comportamento esperado para a idade. Elas testam todos os limites da paciência e desafiam os pais a repensar a lógica de educar os filhos, porque as medidas disciplinares tradicionais não funcionam.
Saber como lidar com crianças hiperativas é uma tarefa complicada; portanto, afaste o desespero e use toda a sua capacidade de manter a calma. Sua saúde mental e a da criança agradecem!
Você já conhecia as diferenças entre indisciplina e hiperatividade? Acha que seu filho é hiperativo ou apenas desobediente? Para mais dicas incríveis como essa, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os conteúdos novos!
Deixe um comentário