crianças

Crianças estão no grupo de risco da Covid-19?

Com a Volta às Aulas sendo muito discutida ao redor do país, com inúmeros estados já voltando ou pensando em voltar com o ano letivo, muitos pais estão com medo de que a Covid-19 atinja seus filhos.

Este texto é para informar quais os verdadeiros riscos para cada faixa etária, e se seu filho está realmente correndo algum risco de voltar para a escola antes mesmo da vacina da Covid-19 chegar de vez ao mercado.

Fique bastante atento às informações a seguir e saiba como prevenir que seu filho tenha contato ou seja infectado pelo Coronavírus.

As crianças

Crianças acima dos seis anos não estão no grupo de risco da Covid-19, mas menores que essa idade correm certos riscos que os pais devem estar atentos.

Abaixo dos 6, essas crianças são mais suscetíveis a vírus gripais que possuem o mesmo perfil do Coronavírus. Explicando melhor, crianças do 0 a 5 anos tem mais facilidade em ser infectadas com o vírus, mas isso não quer dizer que elas correm mais risco de complicações.

O problema das crianças se infectarem com o vírus, é que elas geralmente serão assintomáticas, ou seja, não desenvolverão a doença, mas espalharão o vírus do mesmo jeito.

Se você possui parentes com doenças crônicas ou respiratórias, ou mesmo idosos, mantenha a criança que voltará para a escola afastada desses parentes, ao menos até ela se higienizar corretamente ao voltar para a casa.

A criança com doença crônica ou respiratória também merece atenção redobrada, já que aí sim ela faz parte do grupo de risco.

Os adultos

A partir dos 20 anos, as pessoas já estão mais suscetíveis a apresentarem os sintomas do Coronavírus.

Essas pessoas, definitivamente não fazem parte do grupo de risco e, se não apresentarem nenhuma doença crônica, ou respiratória, dificilmente sofrerão com as complicações da doença, salvo algumas exceções, é claro.

Vale lembrar, que pela quantidade de infectados, vemos sim casos de adultos, de 20 a 65 anos que tenham tido complicações, mesmo sem doenças pré-existentes. Então, tome os cuidados necessários nesse retorno dos seus filhos à escola.

O problema tem sido as gestantes e puérperas. Principalmente no Brasil, ainda não se descobriu os motivos, inúmeras grávidas estão sofrendo com complicações da Covid-19, o que pode atingir o bebê, inclusive. Portanto, grávidas também fazem parte do grupo de risco.

Os idosos

Infelizmente, os indivíduos acima dos 65 anos são os grandes atingidos pelas complicações da Covid-19.

Se você tem parentes, ou possui mais de 65 anos, tome o máximo de cuidado possível. Mantenha o distanciamento social, se for sair de casa, use máscara e higienize as mãos constantemente, primordialmente com água e sabão.

Se seus filhos ou netos voltarem para a escola nesse período, tome cuidado para não ter contato com eles, antes deles trocarem de roupa, tirarem as máscaras e higienizarem as mãozinhas.

Com os cuidados necessários, até os indivíduos dos grupos de risco passarão por essa pandemia saudáveis. Por tanto, siga à risca qualquer recomendação indicada pelo Ministério da Saúde, pela OMS e pelos especialistas no assunto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *