instrumentais-de-odonto

Volta às aulas na odonto: cuide de seus instrumentais, agora mais do que nunca!

Mesmo que as aulas da sua graduação possam voltar nos próximos meses, há ainda o risco de contaminação pelo Coronavírus entre os alunos e professores, ainda que a sua instituição de ensino tome todas as precauções possíveis. Sabia que agora, mais do que nunca, você precisa cuidar bem de seus instrumentais de odonto?

Para os estudantes da área de saúde, há ainda mais riscos de contaminação, muito por eles serem a linha de frente do combate ao vírus, ou mesmo terem contato direto com pessoas infectadas.

Com os dentistas não é diferente, já que eles estão sempre em contato com potenciais elementos contaminantes. Nessa lista ainda entram os estudantes de odonto, que também encaram de frente esses perigos da profissão.

Pensando nesses estudantes, separamos algumas dicas de segurança em relação aos seus instrumentais, essenciais por diminuírem o risco de contaminação.

Mantenha tudo muito bem esterilizado

Eu sei que essa dica é bem óbvia e seus professores sempre te obrigam a esterilizar cada um dos seus instrumentais, antes de qualquer atividade que os envolva. Mas, como tudo na vida, às vezes nos esquecemos do óbvio, e podemos acabar usando algum instrumento, por menor que seja, durante uma aula, e acabar nos contaminando.

Há normas e protocolos durante a prática da profissão que obrigam o profissional da saúde a esterilizar os instrumentais, mas na faculdade, por algum descuido, algo pode não acontecer como deveria. Por isso, atenção redobrada nessa época de pandemia.

Ainda neste assunto, as autoclaves são essenciais para a higienização dos instrumentais, isso porque elas utilizam o calor, a umidade e a pressão. A própria ANVISA recomenda o uso da autoclave para combater a infecção do novo Coronavírus nos instrumentais.

Mantenha tudo muito bem separado

Durante as aulas práticas na faculdade, sempre alguém fica com a pinça do colega, ou com o alicate de outro, não é mesmo? Mas no Novo Normal, isso não poderá mais acontecer.

Deixe seus instrumentais de odonto sempre perto de você durante as aulas de graduação e nunca, em hipótese alguma, empreste ou peça emprestado algum deles. A partir de agora, mais do que nunca, os instrumentais são inseparáveis do respectivo dono.

Fique bastante atento para não perder nenhum instrumental, ou esquecer algum objeto na sala, até porque, se você conseguir recuperá-lo posteriormente, mesmo com todo o cuidado com a esterilização, ele ficou muito exposto em um ambiente com várias pessoas.

Para finalizar o assunto, compre separadores e estojos para guardar seus instrumentais da graduação, mantendo-os sempre separados, limpos e à mão.

Utilize etiquetas de identificação

Como eu já disse neste texto, sempre alguém vai pedir emprestado algum instrumental seu. Mesmo você não devendo emprestar, pode ser que aconteça, mas quando ele voltar, como saber que é o seu e não foi trocado? Simples: com uma etiqueta de identificação.

A Etiquetas e Adesivos possui uma vasta linha de adesivos personalizados que podem muito bem identificar seus instrumentais da saúde. Para personalizar o seu com nome, cor favorita e ícone que identifique seu amor pela odontologia, clique aqui e acesse o nosso site.

Para mais dicas sobre como manter-se seguro na volta às aulas, continue nos acompanhando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *