Desde cedo, é muito importante, para o seu próprio desenvolvimento, que as crianças aprendam a arrumar as suas coisas. Dessa forma, nada melhor do que começar com o hábito de arrumar o próprio material escolar e, de maneira muito especial, organizar estojo infantil.
A atitude de ordenar objetos faz com que o pequeno aprenda a aproveitar melhor os espaços e os ambientes, aumente a sua produtividade e encontre maior facilidade para limpeza e conservação. Isso tudo sem contar a economia de tempo, de que tanto precisará no futuro.
Para o início dessa jornada, então, preparamos algumas dicas para organizar o estojo do seu baby. Acompanhe essa leitura para saber como fazer isso da melhor maneira possível.
Diferencie objetos de acordo com a sua função
Uma das primeiras práticas ao organizar o estojo infantil é identificar os objetos de acordo com a sua finalidade. Nesse caso, você pode começar separando os utensílios em:
- Materiais de escrita: lápis, canetas e lapiseiras;
- Materiais de correção: borrachas e corretivos de caneta;
- Materiais de suporte: apontadores, grafites, réguas, transferidores e compassos;
- Materiais para destaque: canetas marca-texto e coloridas;
- Materiais de artes: canetinhas, lápis coloridos e gizes de cera.
A identificação é o primeiro passo para uma boa arrumação. Quando bem divididos, fica mais fácil encontrar um lugar adequado para cada objeto.
Defina a repartição de cada item
Uma vez que foram devidamente identificados, cada instrumento toma o seu devido lugar. Por isso, é bom direcionar cada repartição do estojo para cada uma das classes.
Dessa maneira, procure adquirir estojos que tenham bom espaço e repartições, isso vai facilitar o processo de arrumação dos materiais. Além disso, lembre-se de que, com um material organizado, as perdas indesejáveis podem ser evitadas.
Separe os materiais de acordo com o tamanho
Outro passo bem legal, e que ajuda muito a criança, é separar os materiais por tamanho. Essa prática, faz com que os objetos fiquem mais à vista e sejam mais facilmente contabilizados.
Dessa forma, evite colocar os apetrechos menores no fundo, isso facilita a visualização quando o pequeno precisar usá-los e favorece até o fechamento do estojinho. Essa é uma dica simples, mas que faz uma boa diferença, certo?
Coloque etiqueta nos objetos do estojo
Por fim, uma deia bem bacana é etiquetar o material do seu filho com o nome dele. Afinal, isso garante pessoalidade e auxilia ao pequenino a distinguir os seus materiais dos instrumentos dos outros coleguinhas.
Essa é uma dica bem legal, porque já existem adesivos personalizáveis, com temas infantis e que, por isso, acabam ajudando a criança a aprender a organizar e identificar as suas coisas de forma lúdica e saudável. As etiquetas ideais para essa função devem ser bem resistentes, além de suportarem altas temperaturas e não se destacarem durante processos de lavagens.
Vale a pena seguir essa ideia e saiba que a Etiquetas e Adesivos pode ajudar a você com essa tarefa, porque temos as etiquetas certas para esse trabalho. Afinal, elas são importantes ferramentas na organização do estojo infantil.
Agora que você tem ideias para organizar estojo infantil, que tal conhecer melhor a Etiquetas e Adesivos e descobrir como ela pode ser sua amiga nessa jornada. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços e diferenciais. Até mais!
Deixe um comentário